Esporte News Mundo
·27 de enero de 2026
A trajetória de Rayan, vendido pelo Vasco ao Bournemouth

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·27 de enero de 2026


O Vasco anunciou oficialmente, nesta terça feira (27), a saída do atacante Rayan, cria da base do clube. O jogador, de 19 anos, assinou contrato com o Bournemouth, da Inglaterra, válido até junho de 2031. Para contar com o atleta, o clube inglês desembolsou 35 milhões de euros (cerca 219 milhões de reais)
Nascido no Rio de Janeiro, Rayan Victor Simplicio, iniciou sua trajetória no Vasco aos seis anos de idade, clube pelo qual seu pai, Valkmar, atuou entre 1995 até 2000. O atacante se destacou em todas as categorias de base acumulando números expressivos. Até os 11 anos, Rayan já havia marcado 280 gols.
Em 2023 a promessa vascaína assinou seu primeiro contrato como profissional.
A estreia no profissional aconteceu aos 16 anos, em 2023, contra o Audax, no Cariocão. No mesmo ano, Rayan marcou seu primeiro gol como profissional diante do Internacional de Porto Alegre, no estádio Beira-Rio, em confronto válida pelo décima rodada do campeonato Brasileiro.
A partir daí, o jovem atacante passou por um perído de oscilação. Viveu momentos de pressão, como a expulsão na semifinal da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR, além das combranças da torcida em um protesto realizado no CT Moacyr Barbosa, onde foi duramente criticado.
Apesar do momento ruim, Rayan despertou interesse do Lyon, até então gerido por John Textor, atual dono da SAF do Botafogo. A proposta apresentada pelo clube frances girou em torno de 14 milhões de euros (cerca de 86 milhões de reais), mais a quitação de uma dívida entre Vasco e o CEO do Botafogo e possíbilidades do Vasco mandar jogos no Nilton Santos.

Com a chegada de Fernando Diniz, em maio de 2025, o menino criado em São Januário viveu o seu melhor momento na carreira até então. O promoissor atacante vascaíno se tornou o principal jogador do time, com 20 gols e uma assistência.
O atacante também se notificou pelas provocações em classicos. Após o vitória do Vasco contra o Fluminense, em entrevista a CazéTV o atacante explicou o motivo de fazer um “C” com as mãos.
— Antes do jogo me avisaram que era seu aniversário e eu fiz o C de Cazé — explicou o atacante ao apresentador e aniversariante do dia.
O garoto também ganhou musica que foi entoada pelas arquibancadas. O “Oi, boa noite”, embalou a fase artilheira e virou hit na Barreira do Vasco.
Mesmo com a vontade do clube e do treinador – que chegou a pedir públicamente para que a diretoria não negociasse o atleta entendendo a sua importância para o time – o Vasco não foi capaz de lutar contra o assédio dos clubes europeus. Rayan atuol em 99 jogos, marcou 25 gols e deu duas assistências. O atacante deixa o clube em direção a Premier League e leva consigo na bagagem o carinho dos torcedores vascaínos.










































