Coluna do Fla
·29 de octubre de 2025
Acredite se quiser: 2 árbitros brasileiros disputam prêmio de melhor do mundo

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·29 de octubre de 2025

A arbitragem brasileira vive momento de críticas e muitos erros, principalmente no Brasileirão. No entanto, dois juízes do país estão ‘com moral’ e com chances de conquistar o prêmio de melhor do mundo em 2025: Wilton Pereira Sampaio e Raphael Claus.
A dupla do Brasil aparece em lista de 25 candidatos selecionados pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), responsável pela premiação. Claus e Wilton foram os únicos brasileiros a apitarem a última Copa do Mundo e está pré-selecionados para a disputa em 2026.
Se dois árbitros aparecem na lista masculina, Edina Alves representa o Brasil na disputa feminina. A paulista é ‘figurinha carimbada’ em jogos do Brasileirão de homens e também na Copa Libertadores da América. Além disso, a juíza esteve no Mundial de Clubes nos Estados Unidos, no meio do ano.
A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol vai divulgar o prêmio no dia 10 de dezembro. Os campeões serão definidos por júri que conta com especialistas de 120 países. Importante destacar que há representantes de todos os continentes na disputa.
Nesta quarta-feira (29), o Flamengo enfrenta o Racing (ARG), pelo jogo de volta da semifinal da Copa Libertadores da América. Assim sendo, a partida será comandada pelo chileno Piero Maza, que também está entre os 25 melhores do mundo, segundo o IFFHS.
Desse modo, o Flamengo espera que o árbitro não seja o centro das atenções a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Presidente Perón, El Cilindro. O Coluna do Fla está na Argentina, logo, trará todas as informações do duelo que colocará um time na final da Libertadores.









































