Nosso Palestra
·8 de enero de 2026
Adversário do Palmeiras na Copinha, Batalhão viajou quase dois mil quilômetros após virada do ano

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·8 de enero de 2026

O Palmeiras Sub-20 terá pela frente o Batalhão-TO, nesta quinta-feira (08), às 19h30 (de Brasília), na Arena Crefisa Barueri, pela segunda rodada da fase inicial da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Diferente do Palmeiras, que passou todo o mês de dezembro treinando na Academia de Futebol, o time do Tocantins embarcou de Palmas para São Paulo na última quinta-feira (1º) e desembarcou mais de 24h depois, na noite da sexta-feira (2). Foram 1814 km viajados.
A equipe, única representante do futebol de Tocantins nesta edição da Copinha, conquistou a vaga após o campeão do Tocantinense Sub-20 de 2025, Tocantinópolis, desistir da disputa. A equipe do Batalhão ficou com o vice-campeonato.
Na estreia pela Copinha, o Batalhão foi derrotado por 2 a 0 pelo Remo-PA, enquanto o Palmeiras venceu o Monte Roraima-RR por 4 a 2.
Com 15 anos e 5 dias de vida, o jovem José Augusto Aires Ramos, do Batalhão-TO, foi inscrito na Copinha 2026, mas acabou ficando de fora da viagem. A Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou que o tocantinense, ao lado de Henry França, do Noroeste-SP, é um dos mais novos do torneio – ambos nasceram no mesmo dia.
Segundo o clube, a decisão que deixou o atleta fora do torneio foi técnica.
Optamos por jogadores mais velhos e experientes – comentou o técnico Paulo Caroço
O time disputa a Copinha pela primeira vez na história. Fundado em 2009, nas cores azul e amarelo, a equipes surgiu com a ideia de competir nas categorias de base e ter uma escolhinha de futebol – ligada ao 1 Batalhão da Polícia Militar de Tocantins.
Em 2023, a equipe disputou a divisão de acesso e subiu com o título, mas caiu no ano seguinte. Em 2025, voltou a jogar a divisão de acesso e retornou à elite, porém foi novamente rebaixada.
A equipe tem sede em Palmas. O projeto da escolinha e os treinos das equipes de base são realizados no campo do 1º Batalhão.
Pela estreia da competição, a equipe alviverde derrotou o Monte Roraima-RR por 4 a 2, na última segunda-feira (05). Os gols das Crias da Academia foram marcados por Luis Saboia, Fabio, Victor Gabriel e Arthur. Com o resultado, o time ocupa a liderança do Grupo 27, que também conta com o Remo.
O torcedor palmeirense poderá acompanhar a partida na Arena Barueri de forma gratuita. O resgate do ingresso para todos os jogos da competição será realizado pelo site Sou da Liga. O acesso ao estádio será feito por mecanismo de reconhecimento facial.
As Crias da Academia vão em busca do terceiro título da Copinha. Em 2022, o Verdão conquistou o torneio pela primeira vez ao golear o Santos por 4 a 0 na final, no Allianz Parque, com tentos de Endrick, Giovani e Gabriel Silva (duas vezes). No ano seguinte, o bicampeonato veio em vitória por 2 a 1 sobre o América-MG na decisão, no Canindé, com gols de Ruan Ribeiro e Patrick.
O duelo pela competição nacional terá TRANSMISSÃO AO VIVO na CAZÉ TV pelo YOUTUBE.









































