Zerozero
·17 de diciembre de 2025
Águia de alta rotação avança na Rainha

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·17 de diciembre de 2025

Apesar da rotação implementada por Mourinho, o Benfica mostrou maturidade tática e provou que vive o seu melhor momento desde a chegada do Special One. As águias bateram o Farense por 0-2 e e carimbaram a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal.
Num São Luís bem composto - a mostrar que é daqueles estádios que fazem falta na elite do futebol português -, o Farense entrou atrevido na partida, intenso e vertical, mas acabou por começar a recuar e cedo o Benfica começou a assumir as rédeas do jogo. Apesar das muitas mexidas implementadas por José Mourinho no onze inicial, as águias estavam dinâmicas no último terço - faltando, no entanto, algum entrosamento - e acabaram por fazer o primeiro da partida aos 11', por Richard Ríos, na sequência de um livre lateral batido por Sudakov.
Os encarnados não tiraram o pé do acelerador e aproveitaram o bloco baixo algarvio para se instalar no meio campo adversário. Dahl e Tomás Araújo foram dando verticalidade no corredor, Prestianni e Schjelderup foram trabalhando nas zonas interiores, junto a Sudakov. As oportunidades foram surgindo, embora se notasse algum nervosismo em certas ações de alguns desses elementos menos utilizados.
Apesar disso, Sudakov e Schjelderup combinaram bem e, aos 28', «sacaram» uma grande penalidade. No entanto, Jakob Tannander brilhou e defendeu o penálti de Otamendi em grande estilo. Pouco depois, aos 36', o médio ucraniano cedeu a uma lesão que o incomodava há alguns minutos e entrou Aursnes, o que retirou um pouco do dinamismo visto até então - e deu outras missões a nomes como Prestianni. O Farense, do outro lado, só ameaçou de longe, mas sem perigo.
A 2ª parte começou com algumas peripécias - incluindo uma longa análise do VAR - e isso deu um ritmo mais baixo ao jogo, mas o Benfica não deixou de aproveitar. Sempre que os encarnados aceleravam, notava-se fragilidades adversárias e, aos 56', Franjo Ivanovic aproveitou uma defesa incompleta de Tannander a remate de Dahl e encostou facilmente para o 0-2.
Isto acabou por mudar um pouco a atitude do Farense, que deixou de ter tanta pressa na saída para o ataque. De resto, o próprio Silas pareceu começar a aceitar o resultado e a fazer gestão da equipa. A espaços, o Benfica tentou acelerar o jogo e ia conseguindo aproximar-se da área oposta com facilidade, mas o momento «alto» foi a estreia de mais um jovem, com Daniel Banjaqui a entrar aos 88'.
No suspiro final, aos 90+6, Romero ainda festejou para o Farense, mas de nada serviu, visto que o VAR encontrou uma falta ofensiva nesse canto. O Benfica vence e fica a espera, nos quartos de final, do vencedor da eliminatória entre o FC Porto e o Famalicão.
Richard Ríos (Benfica): o médio colombiano vive a melhor fase desde que chegou ao Benfica. Ganha cada vez mais duelos e tem crescido com e sem bola. A isso tem juntado os sempre importantes golos.
Manu Silva (Benfica): de regresso à titularidade nove meses depois, até começou nervoso, mas cedo mostrou as suas virtudes. Coeso no passe, a subir no terreno e muito forte na recuperação. Enzo Barrenechea que tenha cuidado.
Jakob Tannander (Farense): não foi por ele que a sua equipa foi eliminada. Seguro entre os postes, fez por merecer mais e fez uma defesa espetacular no penálti de Otamendi.
O árbitro Hélder Malheiro teve um jogo com alguns lances polémicos. Parece tomar a decisão correta na grande penalidade do Benfica e queda de Jaiminho na área encarnada na 1ª parte, mas a decisão do amarelo a Romero logo no arranque da 2ª parte levanta algumas questões. Parece ser o último defesa quando trava Ivanovic.

Onze do Benfica:
Samuel Soares, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Manu Silva, Richard Ríos, Gianluca Prestianni, Georgiy Sudakov, Andreas Schjelderup, Franjo Ivanovic

Onze do Farense:
Jakob Tannander, Fran Delgado, Rúben Fernandes, Lucas DAgrella, Duarte Furtado, Rafael Teixeira, Geovanny Almeida, Miguel Menino, Assane Ndiaye, Jaiminho, Rui Costa
1':

Começou a partida!
11':

GOLO Benfica! Richard Ríos marca
Richard Ríos marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
Está feito o primeiro! Sudakov bateu o livre na direita, houve confusão ao primeiro poste e Ríos surgiu no segundo, completamente só, a encostar para o 0-1
25':

Benfica: Andreas Schjelderup
foi muito bem desmarcado por Sudakov na esquerda da área, tirou um defesa do caminho e rematou fraco, para defesa do guardião. Pedia-se mais
Sudakov serve Schjelderup na esquerda da área e o norueguês é rasteirado por Fran Delgado. Penálti claro
28':

Nicolás Otamendi (Benfica) falha a grande penalidade!
Otamendi bateu em força, mas Tannander faz uma defesa espetacular
41':

GOLO INVALIDADO Benfica:
Ivanovic respondeu ao cruzamento de Tomás Araújo na direita e desviou para golo, mas estava em fora de jogo
42':

Benfica: Gianluca Prestianni
foi servido atrás da marca de penálti por um cruzamento rasteiro de Dahl, mas tentou colocar tanto a bola que atirou por cima
45 +6':

O Farense até entrou atrevido e intenso, mas o Benfica começou a mandar no jogo, potenciando bem as suas dinâmicas na frente e adicionando os médios ao processo criativo. Os encarnados chegam ao golo de bola parada e podiam estar mais confortáveis, mas desperdiçaram um penálti e falharam na decisão em alguns momentos - alguns elementos como Schjelderup estão algo nervosos em certos momentos.
47':

VAR analisa:
possível cartão vermelho para Romero
51':

Benfica: Richard Ríos
atira com muita força e sai ligeiramente por cima
56':

GOLO Benfica! Franjo Ivanovic marca
Franjo Ivanovic marca o seu 1º golo na prova (3 jogos) Franjo Ivanovic marcou o seu 5º golo na equipa (24 jogos)
Amplia o Benfica! Ivanovic desmarcou Dahl na esquerda e este entrou na área e rematou rasteiro e forte. Ivanovic aproveitou a defesa incompleta e só teve de encostar para o 0-2
90 +5':

Farense: Franco Romero
viu a bola sobrar na direita e rematou fortíssimo para defesa atenta de Trubin
Reduz o Farense! Bruno Almeida bate o canto tenso para a pequena área e Romero cabeceia por entre as pernas de Trubin para o 1-2
90 +7':

VAR analisa:
possível falta na sequência do canto
90 +9':

GOLO INVALIDADO Farense:
por falta ofensiva, na sequência do canto
90 +9':

O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:

Richard Ríos (SLB) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. O colombiano vive um grande momento de forma e concluiu mais uma bela exibição tática com golo.









































