oGol.com.br
·15 de septiembre de 2025
Além do Tabu: Filipe Luís persegue melhor campanha do Flamengo no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·15 de septiembre de 2025
"Tenho um compromisso com esses jogadores e esse clube e quero honrar". Foi dessa forma que Filipe Luís explicou a negativa ao interesse do Fenerbahçe, da Turquia, em entrevista coletiva depois da 15ª vitória em 22 jogos do líder do Brasileirão. Um vitória especial, que encerrou um tabu de quase 28 anos sem vencer o Juventude no Alfredo Jaconi.
Faltando dias para completar seu primeiro ano como treinador - sua estreia foi em 2 de outubro de 2025, contra o Corinthians, pela Copa do Brasil - ele não permite muitos questionamentos sobre sua capacidade para "honrar" o clube. Além das três taças já conquistadas (Copa do Brasil em 2024, Supercopa do Brasil e Carioca em 2025), Filipe Luís vem colecionando números históricos no comando rubro-negro.
Neste fim de semana, o Flamengo chegou a 50 pontos em 22 jogos. É a melhor campanha do clube na história dos pontos corridos até o momento. Apenas o Botafogo em 2023 (51 pontos) conseguiu ter uma pontuação melhor com esse número de partidas, sendo que o Corinthians de 2017 também chegou aos 50 pontos, mas com um saldo bem inferior (22 contra 37).
Por falar em saldo, o ataque e a defesa também são destaques deste time. Com ajuda dos 8 a 0 aplicados no Vitória - maior goleada da era dos pontos corridos - o ataque marcou os mesmos 47 gols que o time de 2019, naquela época no início de trabalho de Jorge Jesus, alcançou depois de 22 partidas. Melhor marca da equipe com este número de jogos.
Já a defesa, com apenas 10 gols sofridos, é a melhor da história do clube no Brasileirão, sendo a segunda melhor da era dos pontos corridos nesta altura, superada apenas pelo São Paulo campeão nacional em 2007.
A melhor defesa do Flamengo em um Brasileirão (nos pontos corridos) é a de 2018, com 29 gols sofridos. Com 16 jogos por realizar no campeonato de 2025 e média inferior a meio gol por jogo, o time de Filipe Luís dificilmente não quebrará essa marca. Já o recorde ofensivo de 2019, com 86 gols, é mais complicado de ser igualado: o time teria de melhorar a média atual de gols, de 2,1 por partida.
Apesar de números tão positivos, a liderança não traz uma margem tão segura. O Flamengo tem quatro pontos a mais que o Palmeiras, segundo colocado, que hoje tem um jogo a menos que o rival.
Mas o Brasileirão vai ser assunto para o final de semana, já que nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), o desafio é na primeira partida das quartas de final da Copa Libertadores, diante do Estudiantes, no Maracanã.