
Gazeta Esportiva.com
·14 de septiembre de 2025
Análise: Corinthians passa longe de brilhar, mas ganha com eficiência e uma pitada de sorte

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·14 de septiembre de 2025
Por Thais Bueno
Até a 20ª rodada, o Corinthians parecia ser um dos times mais azarados do Campeonato Brasileiro. De lá para cá, porém, a sorte parece ter virado para o Timão. Foi com resquícios desta mesma boa fortuna, junto à eficiência, que o Alvinegro paulista venceu o Fluminense no último sábado, por 1 a 0, superando traumas recentes no Maracanã – vide a goleada sofrida recentemente nesse mesmo estádio.
O técnico Dorival Júnior, diante das muitas baixas no meio-campo, optou por manter o sistema com três zagueiros e dois alas, que funcionou na classificação sobre o Athletico-PR na Copa do Brasil. Já no meio-campo, Garro acabou se tornando baixa de última hora, e Vitinho foi titular pela primeira vez na função do argentino. A estratégia do comandante, contudo, não fucionou desta vez.
O jogo não foi de muitas emoções nos primeiros 15 minutos. O duelo ficou muito travado no meio. O Timão, sem seu principal armador, não conseguiu trocar muitos passes no setor ofensivo, e Vitinho não aproveitou a chance como titular. Por outro lado, a defesa alvinegra também foi pouco acionada, uma vez que o Fluminense não se mostrou perigoso.
O Corinthians demonstrou boa postura defensiva, mas foi apenas isso, porque o sistema ofensivo sequer criou lances de perigo. Os dois times, na verdade, passaram longe de protagonizar um grande jogo no Maracanã. Faltou um pouco mais de atitude, e até mesmo de intensidade dos dois lados – compreensível, uma vez que vinham de jogos desgastantes na Copa do Brasil no meio de semana.
Nos minutos finais da primeira etapa, o duelo começou a ganhar contornos de maior animação. O Corinthians passou a trabalhar um pouco mais a bola, apostando sobretudo nos ataques pelo lado esquerdo, com Matheus Bidu. Por outro lado, Hugo Souza sujou o uniforme e fez as duas primeiras defesas da partida, ainda que tranquilas.
Mesmo assim, foi um primeiro tempo sem grandes emoções no Maracanã, de extrema pobreza em termos táticos. As duas equipes pareciam satisfeitas com o empate que, na verdade, não seria vantajoso para nenhuma delas. O único ponto positivo do lado alvinegro foi a defesa, que se portou bem diante das (poucas) tentativas do Flu.
Para o segundo tempo, Dorival promoveu duas mudanças: as entradas do jovem volante André Luiz e do atacante Yuri Alberto. Com isso, foi Maycon quem passou a exercer a função de dez. A alteração, contudo, não surtiu efeito nenhum. O volante não conseguiu desempenhar bem o papel de um meia mais criativo, até por não ter tal característica.
Por volta dos 15 minutos, o Fluminense, até por jogar em casa, demonstrou maior vontade de buscar o resultado e começou a ir para cima, especialmente após as trocas de Renato Gaúcho. O Tricolor carioca deu pequenos sustos, mas não conseguiu envolver a defesa corintiana, que se mostrou muito forte pelo lado direito, com André Ramalho fazendo um bom jogo.
Foi então que, em uma jogada que parecia despretensiosa, o Corinthians abriu o marcador. Matheuzinho cobrou falta para dentro da área. André Ramalho tentou desviar e acabou enganando o goleiro Fábio. Quando o arqueiro reparou, a bola já estava no fundo das redes. O gol foi (devidamente) creditado ao lateral alvinegro. Geralmente, são em lances como esse que o Timão costuma sofrer gols. Mas, dessa vez, a sorte esteve do lado corintiano.
O Corinthians, tendo a vantagem no marcador, soube jogar com inteligência, conforme destacado por Dorival. O time apostou nos contra-ataques e se defendeu muito bem na tentativa de pressão final do Fluminense.
Em linhas gerais, o Corinthians esteve longe de fazer um bom jogo no Maracanã. O Fluminense também não esteve lá essas coisas, é verdade, mas ainda foi melhor que o Timão. Acontece que, desta vez, o Alvinegro paulista foi eficiente e teve a sorte a seu favor, levando três pontos fundamentais para São Paulo.
Com o resultado, o Corinthians ganhou três posições na tabela do Campeonato Brasileiro. O Timão pulou para a nona colocação e ultrapassou o próprio Fluminense, chegando aos 29 pontos. O Alvinegro paulista ainda alcançou o terceiro jogo de invencibilidade na competição, com duas vitórias e um empate.
En vivo