Gazeta Esportiva.com
·27 de octubre de 2025
Análise: defesa não se adapta a novo esquema, e Santos sai no lucro com empate

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·27 de octubre de 2025

Por Rodrigo Matuck
O Santos ficou no empate de 2 a 2 com o Botafogo, neste domingo, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os paulistas saíram no lucro com o ponto conquistado no Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).
O técnico Juan Pablo Vojvoda decidiu montar o Peixe com três zagueiros: Alexis Duarte, Adonis Frías e Luan Peres. A ideia parecia boa, mas, na prática, não funcionou.
O grande problema foi o lado direito. Frías foi o escolhido para atuar mais aberto e não deu conta do recado. O argentino sofreu muito na marcação e viu Joaquín Correa deitar e rolar no setor. O atacante botafoguense marcou dois gols no primeiro tempo.
Em contrapartida, o ataque se adaptou bem ao esquema, especialmente por conta da entrada de Souza na ala. O lateral esquerdo tem muito poder ofensivo e foi um dos principais destaques do jogo. O garoto marcou um gol e sofreu um pênalti.
Em meio aos problemas defensivos, Vojvoda decidiu desfazer a linha de três. Alexis Duarte, já amarelado, foi o escolhido para sair. Guilherme entrou.
Mesmo com a mudança, o Santos seguiu sofrendo defensivamente no segundo tempo. Brilhou, então, a estrela de Gabriel Brazão, que fez, pelo menos, três grandes defesas para salvar o Alvinegro Praiano no Rio de Janeiro. No fim, ainda teve um chute de Alex Telles no travessão.
O Peixe, portanto, tem que ver esse empate com alívio. Agora, é preciso foco total no embate com o Fortaleza, que será uma verdadeira final para a equipe. O Santos não pode se dar ao luxo de tropeçar, como fez contra o Vitória, na Vila Belmiro.
Com o empate com o Botafogo, o Santos segue na 16ª colocação, agora com 32 pontos, um a mais que o Vitória, que perdeu para o Corinthians e abre a zona do rebaixamento.









































