Gazeta Esportiva.com
·20 de noviembre de 2025
Análise: Palmeiras perde pontos em jogo pouco inspirado, mas combinação mantém sonho pelo Brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·20 de noviembre de 2025

Por Victória Romanelli
O Palmeiras somou apenas um ponto nos últimos três jogos, sendo os dois últimos contra equipes que brigam na parte de baixo da tabela. Nesta quarta-feira, o Verdão empatou sem gols com o Vitória em jogo adiantado da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Apesar de perder dois pontos em casa, o cenário não foi tão ruim quanto poderia ser. Isso porque o Flamengo perdeu por 2 a 1 para o Fluminense, no Maracanã e, assim, mesmo com o empate, o Palmeiras diminuiu a distância para o líder para dois pontos. Se tivesse vencido, porém, poderia reassumir a ponta.
Para o jogo contra o Vitória, Abel Ferreira teve força máxima à disposição. A não ser o trio entregue ao Departamento Médico, todo o restante tinha condição de jogo. Seis convocados retornaram “em cima da hora” após a data Fifa e começaram todos no banco de reservas.
Em um jogo pouco inspirado coletivamente, o Palmeiras viu Allan se destacar individualmente. A Cria da Academia, que havia sido desfalque contra o Santos, não se escondeu do jogo e foi quem mais arriscou. Foi dos pés dele que surgiu talvez a única boa chance do primeiro tempo. Ele fez boa jogada individual, bateu cruzando, mas Bruno Rodrigues não chegou para concluir.
Abel Ferreira percebeu no intervalo a necessidade de mudança de postura do time e logo fez modificações, promovendo as entradas de Felipe Anderson e Vitor Roque, nos lugares de Micael e Bruno Rodrigues. Deixando o time mais ofensivo ainda ao desfazer o trio de zaga, Abel viu o desempenho melhorar, mas a efetividade não. Além disso, o goleiro Thiago Couto viveu uma grande noite e pegou tudo o que pôde.
Na segunda etapa, Allan e Raphael Veiga tiveram chances em sequência e foram interceptados pelo goleiro. Com dificuldades de furar a defesa do Vitória, o Palmeiras apostou em arremates de fora da área e levou perigo com Aníbal Moreno e Felipe Anderson. Allan, de bicicleta, e Facundo Torres, de cabeça, também assustaram o goleiro, que não foi vazado.
Além de Vitor Roque entre os convocados, Gustavo Gómez saiu do banco no segundo tempo e passou a atuar no ataque para tentar aproveitar a pressão que o Palmeiras aplicou no fim.
“Criamos não muito, mas o suficiente para sair com uma vitória. Infelizmente não fomos eficazes o suficiente. O Roque também teve duas bolas de cabeça. Gostaria que o López tivesse mais presença na área. Não posso ver o López baixar para fazer a do Andreas. O López é para finalizar, o Gómez, quando entrou, e o Roque era isso que eu queria: ficarem ali para serem assistidos, com cruzamentos, combinações ou passes rasteiros”, avaliou Abel.
Com o resultado, o Palmeiras se manteve na vice-liderança, com 69 pontos conquistados, dois a menos que o Flamengo, que lidera, com 71.
Palmeiras x Fluminense Competição: Campeonato Brasileiro (35ª rodada) Data e horário: 22 de novembro (sábado), às 21h30 (de Brasília) Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)









































