MundoBola Flamengo
·4 de septiembre de 2025
Analista aponta característica especial de Nico de la Cruz que o diferencia dos outros volantes do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·4 de septiembre de 2025
Nico de la Cruz passou um tempo afastado dos gramados por conta de uma lesão. A polêmica envolveu a demissão de Runco, médico que teve conversa vazada. Ele afirmava que o jogador tem problema crônico e irreparável no joelho.
O uruguaio finalmente foi titular no jogo contra o Grêmio, pela rodada passada do Brasileirão. Foi o bastante para o analista tático Raphael Rabello, do canal Falando de Tática, publicar um vídeo sobre o jogador.
Ele mostra as valências do uruguaio, mas, principalmente, aponta De La Cruz como um jogador diferente dos demais. Ele afirma que o estrangeiro possui características únicas, que os outros volantes do time de Filipe Luís não possuem.
"De La Cruz voltou a ser titular após três meses contra o Grêmio. Ele traz algo que os outros volantes não trazem, é diferente dos outros desse time", inicia.
Primeiro, ele traz estatísticas, buscando mostrar a importância do craque.
"2º em passes progressivos, 2º em passes progressivos precisos. A gente tem essa ideia de que ele se precipita, força os passes, mas a estatística muda nossa compreensão. Se é o segundo, não vai tão mal assim nesses passes para frente. 2º em passes para o terço final; É um cara que faz o jogo andar para frente, é muito vertical. 1º em passes longos e super longos, 40 metros ou mais. Varia muito bem o corredor", diz, antes de continuar:
"1º em dribles, o Filipe Luís sempre fala da vantagem qualitativa que ele traz para o time. Ele tira no drible e ajuda o time a progredir com fluidez. O Filipe valoriza muito isso. Ele é o jogador que menos perde a bola no próprio campo. Com a velocidade e capacidade de conduzir, consegue avançar", analisa.
Para o analista, nenhum volante do Flamengo tem o drible de Nico de la Cruz. Os atletas até podem driblar, mas o meia consegue fazer isso em progressão.
"O que ele tem que os outros volantes não têm: o drible. Os outros até conseguem driblar, mas o De La Cruz consegue driblar em condução, dribla conduzindo. Assim, entre o que os outros não entregam. Isso, nem Pulgar, nem Jorginho, nem Saúl entregam", afirma.
Ainda elogiando De La Cruz e mostrando suas valências, o analista destaca os passes.
"Ele tem esse passe na profundidade muito bom. Confia muito na capacidade técnica e identifica muito rápida essa ultrapassagem do Varela", comenta.
Principalmente quando esses passes são em diagonal.
"Outra jogada que gosta de fazer é o passe em diagonal. A bola volta, ele inverte. Faz o time variar corredor, jogar de um lado, do outro", continua.
Por fim, o analista exalta a raça do jogador.
"Luta muito pela posse da bola, é muito aguerrido em campo. Esse lance mostra o que é o De La Cruz como jogador. Tem um escanteio, a bola bate no adversário. Ele já busca recuperar. É um jogador que luta muito pela bola, é muito aguerrido e corre muito para trás. Tem uma técnica muito interessante para desarmar", conclui. Assista ao vídeo da análise completa.