MundoBola Flamengo
·28 de octubre de 2025
Angelim faz apelo à torcida do Flamengo após derrota contra Fortaleza

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·28 de octubre de 2025

O Flamengo foi derrotado pelo Fortaleza no último sábado (25) e perdeu a oportunidade de assumir a liderança do Brasileirão. Ronaldo Angelim, ídolo da Nação, comentou sobre a partida. O ex-zagueiro falou sobre cobrança e fez apelo a torcida.
Angelim previu as críticas e cobranças da torcida do Flamengo, porém, saiu em defesa de Filipe Luís e jogadores. O Magro de Aço disse que esteve no estádio e presenciou um elenco visivelmente cansado. Logo, destaca que o técnico rubro-negro não tem poupado e de fato cumpre o que prometeu, priorizando também o Brasileirão.
"Eu sei que vai ter crítica, vai ter cobrança, mas vou defender dessa vez Filipe Luís e os jogadores. Eu sei que vai ter algumas críticas, mas o que eu percebi no jogo contra o Fortaleza é que o Flamengo está um pouco cansado. Ele não poupou, colocou o que tinha de melhor para jogar. Então isso aí é sinal que ele está priorizando o Campeonato Brasileiro também", definiu Angelim em vídeo publicado nas redes sociais.
O ex-zagueiro avaliou, por experiência própria, como a maratona de jogos é difícil para os atletas. Não só pela sequência, mas também pela gana de vencer. Inclusive, cita uma certa agonia após uma derrota, com os jogadores sofrendo até a próxima partida, para se recuperar.
"E eu já peguei maratonas de jogos assim também. Sei como é difícil para o atleta. Vocês podem ter certeza, os caras que querem mais ganhar os jogos, esses caras chamam-se os atletas. Até porque quando perde, eu tiro por mim, até você jogar o outro jogo e ganhar, meu irmão, é um sofrimento. E tenho certeza que os jogadores do Flamengo nesse momento também estão passando pela mesma situação", analisou.
Ainda sobre a situação física dos jogadores do Flamengo, Angelim avaliou como o jogo frente ao Fortaleza mudou após as substituições. Esse panorama prova como, de fato, aqueles mais utilizados, tem cansado. Além do fator físico, Angelim comenta sobre o fator mental e o quanto ele desgasta também fazendo as pernas "cansarem".
Quando entrou, quando começou o segundo tempo e começou a colocar jogadores mais descansados, até que deu uma pressionada, deu uma melhorada. Mas o time está muito, muito desgastado. Muito, muito, muito mesmo. É muito jogo decisivo. E assim, a mente do jogador, o físico, queira ou não queira, as pernas pesam", dispara Angelim.
O Flamengo terá pela frente uma sequência decisiva. Seja pelo Brasileirão ou Libertadores, Ronaldo Angelim aconselha que a Nação tenha paciência. Para o ex-jogador, o melhor neste momento é o apoio, já que as críticas podem "atrapalhar" o mental dos atletas.
"Então o torcedor tem que ter um pouco de paciência, cobrar menos do treinador, cobrar menos dos jogadores, procurar dar força. Porque eu fui jogador e sei que nesse momento, se o torcedor não der apoio, não estiver com os jogadores... não adianta o torcedor querer cobrar, porque vai atrapalhar a cabeça do jogador, não fica legal", diz Angelim.
O ídolo rubro-negro chama atenção para como o Flamengo está numa reta importantíssima na temporada. Em cima disso, reforça o apelo para que a Nação apoie Filipe Luís e os jogadores. Segundo ele, será crucial para as coisas acontecerem.
"A gente está em uma reta importantíssima da competição e a gente precisa chegar na final dessas Libertadores e continuar brigando pelo brasileiro até o final. Então torcedor do Flamengo, tenha paciência, tenha calma, vamos dar moral ao Filipe Luís, a todos os jogadores, para que as coisas possam acontecer", declara.
O próximo compromisso do Flamengo já é super decisivo. A equipe comandada por Filipe Luís enfrenta o Racing, voltando a se enfrentar nesta quarta-feira (29), em Avellaneda. O duelo vale vaga na final da Libertadores, e na ida, o Mengão saiu na frente e venceu por 1 a 0.









































