Leonino
·7 de septiembre de 2025
Antigo treinador de Quenda comenta perda de influência no Sporting: "Miúdo de 18 anos"

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·7 de septiembre de 2025
Fábio Roque não considera que a perda da titularidade de Geovany Quenda no Sporting seja motivo para alarmes. O treinador que orientou o jovem verde e branco nos sub-15 de Alvalade concedeu uma entrevista ao jornal O Jogo, onde abordou o facto do extremo ter vindo a perder influência desde a chegada de Rui Borges aos leões - a quem deu boas notícias recentemente.
Fábio Roque sobre Quenda: "Temos de lembrar-nos que não deixa de ser um miúdo de 18 anos"
"Temos de lembrar-nos que não deixa de ser um miúdo de 18 anos. Pensarmos que estará sempre no patamar mais alto é errado. Nem os jogadores mais experientes conseguem, quanto mais um jovem da sua idade (...) Trata-se de um processo natural no futebol profissional. Os jogadores passam sempre por estas fases. Além disso, pode ainda estar num processo de adaptação ao novo sistema implementado por Rui Borges. O treinador também deverá considerar que nesta altura o Geny Catamo está melhor, está a ter mais rendimento", começou por explicar Fábio Roque, acerca do momento de Quenda.
O antigo treinador do Sporting prosseguiu, com uma comparação interessante: "Acham que o Yamal está a ter o mesmo rendimento que teve na época passada? Eu acho que não. Portanto, parece-me que não há sinal de alarme em relação ao Geovany Quenda. Todas estas fases fazem parte do processo".
"A sua cabeça continua no Sporting, acredito. E se os dirigentes do Sporting entenderam que ele deveria ficar foi porque sabem que esse tipo de coisas não mexem com o jogador", atirou de seguida, comentando o negócio que levou Quenda a assinar pelo Chelsea, no decorrer da última temporada 2024/25.
Para terminar, voltou a falar sobre esse tema: "Ao mesmo tempo, estão convictos de que continua a ter capacidade para crescer e a ajudar a equipa. Julgo que é uma questão de tempo até voltar aos níveis evidenciados na última época. No final da temporada passada também já não apresentava os níveis anteriores. Faz parte do processo de crescimento, como referi".