Zerozero
·12 de abril de 2026
Aos <i>Gverreiros</i> bastou uma lâmina

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·12 de abril de 2026

Objetivo garantido por parte do SC Braga. A meio da importante eliminatória europeia que disputa, os arsenalistas receberam e venceram o Arouca por 1-0. Sem direito a grande nota artística, o conjunto minhoto selou o intento maior que havia para alcançar nesta partida, aumentando assim a distância para o quarto classificado da Liga Portugal Betclic. Já o Arouca está de regresso às derrotas.
Em perfeita comunhão com as bancadas que nos instantes a anteceder o jogo ovacionaram a equipa pela prestação a meio da semana diante do Betis, a equipa arsenalista apareceu, naturalmente, bastante transfigurada desse mesmo encontro. Vítor Carvalho, Gabriel Moscardo, João Moutinho, Dorgeles, Tiknaz, Lelo e Fran Navarro surgiram entre os titulares resistentes do jogo europeu, mas mesmo assim foi notória a pouca tração de uma equipa que já passou a barreira dos 50 jogos esta temporada.
Perante um Arouca bem posicionado e confortável sem bola, os arsenalistas tardaram em criar perigo. Leonardo Lelo foi o primeiro a galvanizar o público e mais teria galvanizado, não fosse o fora de jogo anular-lhe a possibilidade de servir Fran Navarro. Do lado arouquense, já Barbero havia padecido do mesmo mal após uma precipitada saída dos bracarenses.
Sem trajeto feito nem horizonte à vista para qualquer uma das balizas, o jogo seguiu numa toada demasiado morna até que, pouco depois da meia hora, as coisas lá aqueceram. Novamente pela esquerda, Leonardo Lelo arriscou com um passe para a área, encontrou Ricardo Horta e o capitão dos Gverreiros não perdoou com uma finalização de requinte. Erguia-se festa rija na Pedreira, até que Cláudio Pereira, após consultar o VAR, descortinou uma posição irregular ao 21 dos minhotos…
Com tudo na estaca zero, pouco mais se assistiu de emocionante até ao descanso. Em estreia na baliza do Arouca, Virnacik - rendeu o castigado De Arruabarrena -, foi um mero espetador. Aguardava-se mais e melhor durante os segundos 45'.
No reatar, Carlos Vicens fez entrar Paulo Oliveira para o lugar de Vítor Carvalho, mas não foi só nessa mexida que o SC Braga surgiu alterado para o segundo tempo. Com outro tipo de verticalidade e velocidade de processos, os Gverreiros rapidamente ficaram à porta do golo: Dorgeles falhou por pouco a medida certa após bela incursão de Lelo.
Os minutos seguintes mantiveram os arsenalistas nesse patamar francamente desejado pelos adeptos, Víctor Gómez lamentou o corte perfeito de Kuipers numa altura em que surgia ao segundo poste numa das várias aproximações de perigo da sua equipa, mas foi Barbero, sem que ninguém desse por ele, que quase despejou o balde de água fria. A passe de Hyunju, o avançado espanhol viu Hornicek agigantar se.
Com o nulo a persistir, Vicens voltou a socorrer-se das armas que tinha no banco e fez entrar Pau Victor e Gabri Martínez e o resultado não demorou a mexer. Surgido de forma oportuna após falhanço e respetiva assistência involuntária de Fran Navarro, o ex-Barcelona libertou de vez a ânsia do mais de 12 mil adeptos presentes nas bancadas, numa jogada onde também Tiknaz teve a sua medida de influência.
Em desvantagem mínima, o Arouca balanceou-se sem preconceito rumo ao último terço e só de si se pode queixar por não ter chegado ao empate. De um penálti resultante de uma entrada imprudente do já amarelado Martínez sobre Hyunju, Barbero voltou a demonstrar-se perdulário, acertando, desta feita, na trave. Voltavam a subir as ondas sonoras desde fora das quatro linhas como se de um golo se tratasse…
Sem muito tempo para reagir, o Arouca insistiu, mas já não foi a tempo de mudar os acontecimentos. Embalados pelos adeptos, os Gverreiros blindaram a sua zona defensiva e selaram a conquista dos três pontos.
Pau Victor (SC Braga): Fez o único golo da partida na única grande ocasião de que dispôs, voltando a provar que, com ele, o ataque dos minhotos sobe de nível. Entrou a tempo de fazer a diferença e parte fresquinho para a complicada deslocação a Sevilha.
Demir Tiknaz (SC Braga): Que resposta do internacional turco na primeira grande demonstração de confiança de Carlos Vicens. Controlou o miolo em parceria com João Moutinho e ainda se juntou ao corpo ofensivo dos Gverreiros na jogada do golo solitário de Pau Victor.
Numa partida sem grandes casos, Cláudio Pereira demonstrou um critério uniforme com as duas equipas, tendo ajuizado de forma correta a grande penalidade assinalada por falta de Gabri Martínez sobre Huynju.

Onze do SC Braga:
Lukas Hornicek, Víctor Gómez, Bright Arrey-Mbi, Leonardo Lelo, Vitor Carvalho, Demir Tiknaz, Gabriel Moscardo, João Moutinho, Mario Dorgeles, Fran Navarro, Ricardo Horta

Onze do FC Arouca:
Jakub Vinarcik, Tiago Esgaio, Javi Sánchez, Bas Kuipers, Jose Fontán, Pablo Gozálbez, Lee Hyunju, Taichi Fukui, Espen van Ee, Barbero, Naïs Djouahra
1':

Começou a partida. SC Braga sai com a bola!
16':

Primeiro quarto de hora marcado pelo controlo territorial do SC Braga face a um Arouca bem posicionado. Nenhuma das equipas conseguiu, até ao momento, encontrar o timing certo para criar perigo
33':

VAR analisa:
potencial fora de jogo de Ricardo Horta
34':

O nulo persiste à medida que as equipas pouco mudam. É verdade que o SC Braga até já conseguiu chegar ao golo, num lance invalidado por fora de jogo de Ricardo Horta, mas continua a faltar criatividade para mais lances de relevo surgirem
Intervalo:

Empate justo face ao quase deserto de ideias ofensivas das duas equipas. O SC Braga foi controlador, mas, com exceção do lance que terminou no golo anulado a Ricardo Horta, nenhuma das equipas conseguiu encontrar forma de criar perigo
47':

SC Braga: Mario Dorgeles
remata na passada em resposta ao cruzamento ao meia altura de Lelo. A bola passa a centímetros do poste esquerdo da baliza de Virnacik
60':

FC Arouca: Barbero
surge isolado na cara de Hornicek após grande passe de hYUNJU, valendo a enorme mancha do guardião checo a impedir o golo do Arouca
62':

Os minhotos surgiram com maior velocidade de processos nesta segunda parte e, com isso, rapidamente se demonstraram mais perigosos. Dorgeles esteve perto do 1-0, Barbero também ameaçou, mas o nulo persiste
66':

GOLO SC Braga! Pau Victor marca
Pau Victor marca o seu 7º golo na prova (27 jogos)
Está desfeita a igualdade! Tiknaz surgiu no tempo exato na área do Arouca após solicitação de Víctor Gómez, com o internacional turco a cruzar rasteiro para o coração da área. Navarro falha a conclusão, mas, com um toque inadvertido, assistiu Pau Victor que emendou na passada
78':

O golo de Pau Victor vai marcando os últimos minutos da partida. Desde então, o Arouca está mais ativo e vai somando aproximações à área dos minhotos
80':

VAR analisa:
potencial falta de Gabri Martínez sobre Hyunju
82':

Cartão vermelho para Gabri Martínez (SC Braga)
Gabri Martínez vê o seu 1º vermelho na prova (25 jogos)
83':

Barbero (FC Arouca) falha a grande penalidade! Na hora da verdade, o avançado espanhol acerta na trave!
90 +4':

FC Arouca: Jose Fontán
surge para encostar uma bola perdida, valendo a intervenção de Gabriel Moscardo a evitar o empate
Fim de Jogo:

O árbitro apita para o final da partida
Fim de Jogo:

Triunfo entregue à equipa que mais fez por conquistar os três pontos. Longe da inspiração de outros jogos, os Gverreiros cumpriram a missão que traziam para esta partida, mesmo com as muitas mexidas efetuadas por Carlos Vicens
Melhor em campo:

Pau Victor (SCB) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Fez o que mais ninguém foi capaz durante toda a partida na primeira e única ocasião de que dispôs










En vivo


En vivo





























