Leonino
·28 de diciembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·28 de diciembre de 2024
Paulo Futre, figura grande do futebol português nos anos 80 e início dos anos 90, anunciou esta sexta-feira o seu apoio à candidatura de Pedro Proença à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O antigo internacional português que foi formado no Sporting, agora com 58 anos, expressou o seu apoio através de um vídeo publicado na página oficial de Proença nas redes sociais, mais precisamente no Instagram. Neste vídeo, Futre afirmou: "Sou o Paulo Futre e apoio Pedro Proença para a Federação Portuguesa de Futebol."
Apesar de ter terminado a sua carreira com apenas 41 jogos e sete golos pela seleção nacional, Futre é amplamente reconhecido como uma das maiores figuras da história do futebol em Portugal. Durante os anos 80 e início dos anos 90, o esquerdino representou grandes clubes como o Sporting, o Porto, com o qual conquistou uma Taça dos Campeões Europeus, e o Atlético Madrid, onde se destacou como um dos melhores jogadores da história do clube espanhol.
Nos últimos anos da sua carreira, enfrentou várias lesões, mas ainda passou por clubes como o Benfica, o Marselha, o AC Milan e o West Ham. Mesmo após o fim da sua carreira de jogador manteve-se uma figura sempre ligada ao futebol - tendo inclusivamente feito parte da lista de Dias Ferreira, candidata á Presidência do Sporting em 2011.
Pedro Proença, atual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias, está agora a concorrer à presidência da FPF, com a certeza de ter como único adversário eleitoral Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa. As listas candidatas deverão ser oficialmente publicadas a 24 de janeiro de 2025, enquanto as eleições para os órgãos sociais da FPF, que determinarão a direção para o quadriénio 2024-2028, estão marcadas para 14 de fevereiro de 2025.
Fernando Gomes, atual presidente da FPF, cumpre o seu terceiro e último mandato permitido por lei, após ter assumido funções em 17 de dezembro de 2011. O escrutínio será composto por 84 delegados, incluindo os 22 presidentes das associações regionais e distritais, assim como os líderes da LPFP e das várias estruturas representativas do futebol em Portugal, como treinadores, árbitros, jogadores, dirigentes, enfermeiros, massagistas e médicos.