Jogada10
·24 de diciembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·24 de diciembre de 2024
Após pouco mais de um mês no comando do Sporting de Lisboa, João Pereira está de saída. O treinador do time B assumiu a vaga de Ruben Amorim e que foi para o Manchester United. Porém, após uma série de péssimos resultados, será substituído por Rui Borges.O novo comandante é do Vitória de Guimarães.
A situação de João Pereira, com contrato até junho de 2027, ficou insustentável após o empate do Sporting com o Gil Vivente. Afinal, o tropeço resultou na perda da liderança dos Leões no campeonato português. Além disso, em apenas 43 dias no comando, Pereira, ex-jogador sportinguista viu um time que liderava o Campeonato Português com folga e estava em segundo lugar na fase de pontos corridos na Champions cair para a vice-liderança no campeonato nacional (o Benfica assumiu) e para o 10º lugar na Liga dos Campeões. Foram 4 derrotas, 3 vitórias e 1 empate. Isso com o time jogando mal em quase todos os jogos. A exceção foi na estreia de Pereira, um 6 a 0, mas contra um time da zona de acesso (Amarante) na Taça de Portugal.
Muito ruim para um time que encantava o torcedor e que, nos dois últimos jogos de Rúben Amorim, havia vencido o Manchester City por 4 a 1 na Champions e o Braga, a quarta força portuguesa, por 4 a 2 fora de casa.
Assim, a diretoria se mostrou preocupada com o que poderia vir nos dois próximos jogos do Sporting. Serão exatamente contra os arquirrivais Benfica (29/12, pelo campeonato português) e Porto (7/1, pela Taça de Portugal), correu para buscar uma solução.
Rúben Amorim ainda não tem o OK oficial. Afinal, o Vitória de Guimarães ainda discute como ele receberá a multa contratual pela saída antecipada de Rui Borges. O valor é de 4 milhões de euros (25 milhões). Mas toda a imprensa já dá o negócio como certo.
Rui Borges fez excelente temporada no comando do Vitória de Guimarães. Terminou a fase de pontos corridos da Liga Conferência em segundo lugar, atrás apenas do Chelsea. No campeonato português, o time, que está longe de ser favorito, ocupa o sexto lugar. O treinador, que foi meia-atacante nos anos 90, teve uma carreira discreta nos gramados, com passagens por Boavista, Belenenses e equipes de menor porte. Como técnico, treinou o Boavista, mas é no Guimarães, atualmente, que faz o melhor trabalho.