Hugogil.pt
·19 de diciembre de 2025
Árbitro condenado no Apito Dourado esteve no VAR

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·19 de diciembre de 2025

O VAR do Santa Clara–Sporting, que esteve cerca de 12 minutos a tentar encontrar um penálti a favor do Sporting, é protagonizado por um árbitro condenado no processo do Apito Dourado por falsificação de relatório.
Rui Silva, segundo notícias avançadas pelo Correio da Manhã, foi suspenso por 20 meses no âmbito de um dos casos que mais abalou o futebol português. Um processo que culminou na condenação do FC Porto à perda de pontos, decisão da qual os dragões optaram por não recorrer.
No âmbito do Apito Dourado, a Federação Portuguesa de Futebol instaurou processos a vários árbitros por corrupção desportiva, relativos à época 2003/2004. Entre esses nomes constava precisamente Rui Silva, conforme noticiado na altura.
Mais de 20 anos depois, o mesmo Rui Silva surge como VAR num jogo decisivo, onde passa largos minutos a tentar forçar a existência de um penálti a favor do Sporting, um lance que acabou por ser determinante para manter o clube em competição.
Cada um que tire as suas conclusões. Mas há coisas que, num futebol que se quer credível, não deviam sequer levantar dúvidas.









































