Revista Colorada
·23 de enero de 2026
Árbitro do Gre-Nal tem atitude inesperada e se pronuncia antes do clássico

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·23 de enero de 2026

O primeiro clássico Gre-Nal da temporada será disputado na noite deste domingo. A partir das 20h, no estádio Beira-Rio, o Internacional recebe o Grêmio em duelo que vale a liderança geral da primeira fase do Gauchão. Uma vitória, portanto, é essencial para o Colorado garantir que os jogos de mata-mata do estadual ocorram no Gigante.
Visando o confronto, contudo, uma informação causou preocupação na torcida do Clube do Povo. Afinal, a Federação Gaúcha optou por escalar um árbitro que sequer comanda partidas da primeira divisão do Brasileirão. Trata-se de Lucas Horn, de 37 anos, que vai apitar o primeiro clássico Gre-Nal da carreira.
Pelo lado do juiz, a expectativa é de uma atuação segura para alavancar a carreira. No ano passado, ele foi eleito o melhor árbitro do Gauchão e comandou jogos das Séries B e C. Diante disso, de forma surpreendente, o próprio profissional decidiu se pronunciar. Como um juiz conceder entrevista não é comum, suas declarações para o portal “GZH” rapidamente repercutiram.
“Sou um cara mais calmo, mais tranquilo. É uma característica minha. Eu sou um cara que costumo dialogar antes de tomar as providências. Mas é claro que o que pede é o jogo. Então, o árbitro tem que saber se adaptar. Tem jogos em que a calma ajuda e jogos em que é necessário ser mais enérgico”, iniciou o profissional, que ainda projetou o Gre-Nal.
“É a sensação de um sonho realizado. Se tu perguntar para 100 árbitros que estão fazendo o curso, o sonho deles, os 100 vão responder que é participar de um Gre-Nal. Então, mais do que qualquer outra coisa, o Gre-Nal é aquele sonho de quando alguém começa a apitar, a fazer o curso de arbitragem. Eu demorei 15 anos para chegar. Eu estou muito motivado e me sinto honrado. Eu tenho certeza que vou dar o meu melhor”, disse Lucas Horn.








































