90min
·16 de noviembre de 2025
As mudanças na tabela de classificação do Brasileirão durante a Data Fifa de novembro

In partnership with
Yahoo sports90min
·16 de noviembre de 2025

Quem achava que a pausa para a disputa da Data Fifa de novembro significaria calmaria no calendário de clubes do futebol brasileiro, se enganou. Com uma série de jogos atrasados ainda pendentes e programados para serem disputados neste momento de hiato, o Brasileirão 2025 contou com uma série de duelos de peso sendo disputados nesta semana, e eles mudaram situações importantes envolvendo os dois extremos da tabela de classificação.
Confira, a seguir, o que aconteceu de mais importante no Campeonato Brasileiro 2025 durante estes primeiros dias de pausa para o futebol de seleções.

Flamengo goleou o Sport e assumiu a ponta da tabela / Sports Press Photo/GettyImages
Antes de disputarem seus últimos compromissos atrasados, Palmeiras e Flamengo estavam empatados na liderança do torneio nacional com 68 pontos – o time paulista levava vantagem apenas nos critérios de desempate. Contudo, os jogos do último sábado (15) selaram uma troca de liderança na Série A: enquanto o Rubro-Negro fez o dever de casa e goleou o lanterna Sport Recife por 5 a 1, o Alviverde sofreu sua segunda derrota consecutiva no Brasileirão, perdendo para o Santos na Vila Belmiro. Desta forma, o Mais Querido assumiu a ponta da tabela com 71 pontos.

Rollheiser marcou gol decisivo para o Peixe / Ricardo Moreira/GettyImages
Outra mudança importante, agora na extremidade oposta da tabela, foi a saída do Santos da temida zona de rebaixamento. Com uma atuação sólida e marcada pela grande mobilização, o Peixe venceu o arquirrival Palmeiras por 1 a 0 em Clássico da Saudade disputado no sábado, 15. Este resultado positivo levou a equipe da Vila Belmiro aos 36 pontos conquistados, subindo para a 16ª colocação e empurrando o Vitória, com 35, para o Z-4.
Por fim, tivemos a primeira confirmação de time rebaixado à Série B da próxima temporada: derrotado por 5 a 1 pelo Flamengo, o Sport Recife teve a sua queda matematicamente confirmada durante a Data Fifa. O Leão da Ilha, com apenas duas vitórias em 33 jogos disputados e 17 pontos conquistados, se despede de forma melancólica da elite do futebol nacional.









































