Zerozero
·3 de noviembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·3 de noviembre de 2024
Depois de ter deixado cair os primeiros pontos na última jornada, o SC Braga retomou o caminho dos triunfos, este domingo, na receção ao Valadares Gaia. As minhotas triunfaram por 3-0 e assumiram a liderança da Liga BPI, ainda que à condição.
A equipa orientada por Miguel Santos teve um ótimo início de encontro, com uma entrada a pressionar alto e a sufocar a saída de bola adversária. Apesar da supremacia nos minutos inaugurais, as arsenalistas não foram capazes de traduzi-la em golos, pese as oportunidades para tal.
Sacudida a pressão inicial, o Valadares Gaia cresceu e equilibrou a contenda durante o resto da primeira parte. As gaienses tiveram, inclusive, a melhor oportunidade de golo da partida, aos 21 minutos, através de uma grande penalidade. No frente a frente com Patrícia Morais, Carolina Santiago viu a guardiã agigantar-se para travar o remate.
Como manda a lei, quem não marca, sofre. Apenas oito minutos depois, numa altura em que até nem estava tão por cima do encontro assim, o SC Braga abriu o marcador por intermédio de Rola Badawiya, com um desvio oportuno no meio da confusão na área adversária. O golo da norte-americana prevaleceu até ao descanso.
Na segunda metade, o SC Braga assumiu novamente as rédeas do embate e desta feita sem consentir grande reação do Valadares Gaia. A equipa bracarense construiu várias ocasiões para dilatar a vantagem e conseguiu mesmo fazê-lo, aos 66 minutos, por via da recém-entrada Malu Schmidt. A avançada marcou à antiga equipa, ao aproveitar um erro de Erin Seppi.
O segundo golo resolveu de vez a questão, com o Valadares Gaia a não ter capacidade para reagir. As visitantes ficaram ainda reduzidas a dez unidades, por expulsão de Louisa Aniwaa. A partir daí, foram várias as ocasiões de golo claras que o SC Braga criou e Taty Sena ainda foi a tempo de deixar o golo da praxe, já em cima do minuto 90.
As Gverreiras do Minho chegam aos 19 pontos na tabela e sobem à liderança, à condição, com mais um ponto do que o Benfica. O Valadares Gaia segue na sexta posição, com dez pontos e um jogo a menos.