Esporte News Mundo
·10 de enero de 2026
Avenida x Grêmio: prováveis escalações, arbitragem, onde assistir, retrospecto e palpites

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·10 de enero de 2026

O Grêmio inicia a temporada de 2026 em um cenário de renovação, dentro e fora de campo. A estreia no Campeonato Gaúcho marca um novo ciclo para o clube, que passou por mudanças administrativas, troca no comando técnico e uma ampla reformulação do elenco, enquanto o Avenida tenta se reorganizar após um longo período de inatividade.
A virada de ano trouxe um verdadeiro redesenho no departamento de futebol do Grêmio. Ao todo, 12 jogadores deixaram o elenco, abrindo espaço para uma reformulação que ainda está em andamento. Até o momento, apenas um reforço foi oficialmente anunciado: o lateral-esquerdo Caio Paulista. Além disso, a diretoria encaminhou a contratação do atacante Tetê, que pode ser a principal novidade ofensiva para a temporada.
No banco de reservas, a mudança foi significativa. Mano Menezes deixou o cargo, e o clube apostou na chegada de Luís Castro para liderar o novo projeto esportivo, com a missão de reorganizar o time e implementar um modelo de jogo diferente.
Para o Campeonato Gaúcho, o técnico Luís Castro terá problemas logo no início. Três jogadores considerados peças-chave estão fora de toda a competição estadual: o volante Villasanti, o meia Monsalve e o atacante Braithwaite, todos em recuperação de lesão.
Além deles, o lateral-esquerdo Marlon também não reúne condições físicas para a estreia, devido a dores musculares. Com isso, Caio Paulista, recém-chegado ao clube, deve assumir a posição já no primeiro compromisso oficial da temporada.
Do outro lado, o Avenida inicia mais uma campanha na elite do futebol gaúcho em um contexto bastante distinto. Sem disputar competições nacionais, o clube não entra em campo desde o Campeonato Gaúcho do ano anterior, o que aumenta o desafio físico e técnico neste início de temporada.
Esta será a quarta participação do Alviverde na primeira divisão estadual, buscando consolidar sua permanência entre os principais times do Rio Grande do Sul.
A diretoria do Avenida optou pela continuidade no comando técnico. Gabriel Dura, de apenas 29 anos, foi mantido após assumir a equipe durante o Gauchão de 2025 e garantir a permanência na elite. Ele será, novamente, o treinador mais jovem da competição.
O elenco, no entanto, passou por uma reformulação quase completa. O único remanescente da temporada passada é o goleiro Rodrigo Mamá, atleta experiente que assume papel de liderança em um grupo praticamente novo.
Avenida: Rodrigo Mamá; Cristian Lessa, Zé Pedro, Jô e Vini Silva; Anderson Recife, Anderson Uchôa e Dionatam Machado; Wellisson, Xandy e Emerson Tucão. Técnico: Gabriel Dura.
Grêmio: Gabriel Grando; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Kannemann e Caio Paulista; Edenilson, Arthur e Cristaldo; Aravena, Willian e Carlos Vinícius. Técnico: Luís Castro.
Ao todo, Avenida e Grêmio se enfrentaram 14 vezes em jogos oficiais, com 11 vitórias do Grêmio, duas vitórias do Avenida e um empate.
O Grêmio desponta como amplo favorito em razão da força do elenco e da projeção de domínio das ações, além da inatividade de quase um ano do adversário.









































