oGol.com.br
·10 de julio de 2025
Bahia supera o Fortaleza na Fonte Nova e vai à semifinal da Copa do Nordeste

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·10 de julio de 2025
Um duelo nervoso, com lei do ex, frango de goleiro e muitas reclamações de arbitragem nesta quarta-feira, 9, terminou com o Bahia classificado para a semifinal da Copa do Nordeste depois de bater o atual campeão Fortaleza, por 2 a 1, na Arena Fonte Nova.
O adversário do Bahia na semifinal da Copa do Nordeste será o Ceará, que eliminou o Sport em disputa por pênaltis. A decisão, em jogo único, acontecerá na Arena Fonte Nova, ainda sem data definida.
Visitante, o Fortaleza começou a partida marcando alto e causando problemas ao Bahia na saída de bola. O time cearense teve a primeira chance clara da partida aos 9 após retomar no ataque, mas o chute de Marinho, livre na área, parou em salvada do lateral Gilberto. Do outro lado, o Tricolor Baiano demorou a se encontrar.
O Bahia assustou aos 11, em dois cruzamentos perigosos na área, mas que terminou nas mãos de João Ricardo após finalização 'sem querer' de William José. Já aos 18, o time baiano ficou muito perto de marcar quando Luciano Juba pegou a sobra na entrada da área, soltou uma pancada com a bola no alto e ela carimbou a trave.
O Bahia passou a ser a equipe mais propositiva e trocou passes enquanto o Fortaleza se fechou e apostou no contra-ataque. Aos 23, Ademir recebeu inversão, deu caneta no marcador, tocou e por pouco Pulga não finalizou na cara do gol. O Tricolor Baiano também ficou no quase aos 31, quando Juba cobrou falta de longe, David Duarte cabeceou forte e João Ricardo fez uma defesa espetacular.
A polêmica veio aos 36, quando Gilberto invadiu a área pela direita e caiu em disputa com Martinez. O juiz mandou seguir, mas marcou pênalti para o Bahia após análise no monitor do VAR. Aos 40, William José cobrou forte no cantinho e abriu o placar. O Fortaleza teve que ser mais ofensivo e quase marcou aos 50, quando o chute desviado de Marinho parou em grande defesa de Marcos Felipe.
Quando o primeiro tempo parecia encerrado, o Bahia ganhou mais motivos para sorrir. Aos 52, Caio Alexandre teve espaço na entrada da área, soltou a pancada e contou com falha de João Ricardo para marcar o segundo gol.
O Fortaleza tentou pressionar na volta para o segundo tempo, mas ainda seguiu pouco criativo e sem criar boas jogadas. O Bahia apostou nos ataques em velocidade e teve mais espaços para criar problemas ao rival. Uma nova polêmica aconteceu aos 9 minutos, quando Juba cruzou, Gilberto cabeceou e a bola bateu no braço de Gustavo Mancha. O juiz marcou o pênalti, mas depois de análise no VAR, mudou sua marcação.
O jogo passou a ficar truncado, com muitas faltas, paralisações e substituições dos dois lados. Só que mesmo sem impor uma grande pressão, o Fortaleza conseguiu retomar a competitividade e dar emoção ao confronto. Aos 24, Matheus Pereira pegou a sobra na meia-lua, bateu colocado e colocou a bola no cantinho. 2 a 1 no placar.
O empate do Fortaleza quase saiu aos 28 minutos, quando Diogo Barbosa recebeu com enorme liberdade pela esquerda, cruzou para Deyverson, que se antecipou a Marcos Felipe e cabeceou por cima da meta. O Bahia caiu de produção após as substituições e passou a atuar somente no contra-ataque. Aos 33, Marinho soltou a pancada em cobrança de falta e Marcos Felipe espalmou salvando o Tricolor Baiano.
O Bahia teve ainda chances de em falta frontal que Luciano Juba cruzou para fora e cruzamento que Kayky completou mal na segunda trave. Virou ataque contra defesa, com o Fortaleza com tudo na pressão em busca do empate e cruzamentos perigosos. Nos 6 minutos de acréscimos, a bola rondou a área do time baiano e a sequência de escanteios foi grande e o goleiro João Ricardo cabeceou para fora ao se arriscar na área. A tensão foi até o fim, mas entre os tricolores, deu o baiano.
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo