Coluna do Fla
·4 de octubre de 2025
Bahia x Flamengo: Fonte Nova quebra silêncio sobre condições do gramado; Filipe Luís e Saúl falam do assunto

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·4 de octubre de 2025
Técnicos de Palmeiras e Bahia, Abel Braga e Rogério Ceni ‘trocaram farpas’ na última semana por conta do estado do gramado da Fonte Nova. Quem jogará no estádio dessa vez é o Flamengo, no domingo (05), pelo Brasileirão. A administração da arena garantiu que o piso estará em boas condições.
— O gramado vai estar apto para o jogo do Flamengo, principalmente respeitando todos os parâmetros técnicos, como atração, umidade, altura de corte e compactação. A gente tem um calendário, um cronograma de atividades planejado para o gramado respeitando a janela entre os jogos. Nesse momento, o gramado não tem um verde habitual. Mas o que a gente consegue assegurar é que, para o gramado, não se observa, se afere, pela questão estética. A gente afere por parâmetros técnicos, que são a atração, umidade, compactação e resistência do gramado —, disse Milena Andrade, gerente de operações da Arena Fonte Nova.
— A qualidade do gramado, tecnicamente, permanece inalterada. Todos os parâmetros estão sendo respeitados. Visualmente, a gente não tem o verde usual, mas logo em breve vamos ter esse verde novamente. O corante esportivo é apropriado e recomendado para usar em gramados esportivos se necessário. Tanto que, em jogos nacionais e internacionais, o corante é utilizado. Se necessário, a gente vai estar utilizando. Como é um organismo vivo, a gente precisa de tempo. Em outubro, a gente vai ter uma janela favorável. Nesse intervalo, a gente vai conseguir fazer o trabalho intensivo de manutenção para resgatar e acelerar esse verde —, encerrou.
Após o empate em 0 a 0 entre Flamengo e Cruzeiro, Filipe Luís e Saúl foram questionados sobre a situação do gramado da Arena Fonte Nova. Ambos minimizaram a situação, com o treinador afirmando que a irregularidade prejudicará os dois times. Já o espanhol exige que o time consiga se adaptar rapidamente.
— Não sei se nesse tempo que tiveram no último jogo até agora, vai melhorar um pouco, não sei, mas como ele mesmo falou na coletiva, prejudica o Bahia também, prejudica os dois. Mas estamos acostumados a jogar em vários tipos de gramados diferentes, em gramas sintéticas, e jogamos vários jogos diferentes, com bolas diferentes, então os jogadores estão adaptados e preparados para poder enfrentar o Bahia mesmo com gramado ruim e tentar vencer —, iniciou Filipe Luís.
“Obviamente que se está realmente péssimo, gerará adaptações dentro do que é o jogo, mas eu acredito que os jogadores vão se adaptar rápido”, encerrou o treinador, tendo o discurso reforçado pelo meia espanhol Saúl.
— Não (preocupa o estado do gramado). Nós só pensamos em nós mesmos. É uma coisa que não podemos controlar e não podemos nos concentrar nisso. Temos que nos adaptar ao campo, ao clima e todas as coisas que venham, da melhor maneira. Se não se pode jogar ao nosso estilo, jogaremos com outro estilo para ganhar. É o que temos que fazer —, pontuou o meia.
Na briga para seguir na liderança do Brasileirão, o Flamengo enfrenta o Bahia neste domingo (05), a partir das 18h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova. Assim sendo, o Coluna do Fla fará a cobertura do duelo, ao vivo, direto de Salvador, com entrevistas após a partida.