Gazeta Esportiva.com
·10 de febrero de 2026
BAP detalha renovação de Filipe Luís e cita Klopp ao projetar futuro do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·10 de febrero de 2026

Luiz Eduardo Baptista, o BAP, presidente do Flamengo detalhou em entrevista concedida para o jornal espanhol AS os bastidores da renovação de Filipe Luís, o novo nível de investimento do clube e a razão pela qual cita Jurgen Klopp ao falar do futuro técnico rubro‑negro.
Segundo BAP, a continuidade de Filipe Luís foi atingida a partir de alinhamentos e negociações complexas. Ele afirmou que havia interesse mútuo entre o treinador e o Flamengo para isso acontecer. “A renovação passou por uma série de aspectos, mas o principal é que queríamos seguir juntos. Eu queria continuar com o Filipe e o Filipe queria continuar no Flamengo.”
Apesar disso, o mandatário reconheceu que o técnico pode não projetar um futuro longevo no clube. “O Filipe não pensa no Flamengo daqui a 10 anos. Sua carreira pode continuar no Flamengo, mas pode também não continuar.”, comentou.
Durante as conversas, BAP ressaltou que sempre defendeu os interesses do clube e que os ajustes e a demora eram esperados e não representaram crise entre as partes. “Eu não quero me casar com alguém que em seis meses vá me pedir o divórcio. Meu objetivo, minha visão, a longo prazo sempre será o Flamengo.”
Ao comentar as movimentações recentes do mercado, como a contratação de Lucas Paquetá, o presidente destacou o salto de capacidade financeira do clube. “Faz seis meses que a imprensa sul‑americana se surpreendeu com a contratação do Samuel Lino por 22 milhões de euros, seis meses depois estamos trazendo o Lucas Paquetá por 42 milhões de euros.”
“O Paquetá tinha três ou quatro ofertas… tomou uma decisão pessoal. Toda escolha implica uma renúncia. Não foi uma transação simples… mas o West Ham foi muito correto e direto.”, completou.
Ao projetar o futuro do comando técnico, o presidente afirmou que o Flamengo atingiu um patamar para pensar além das fronteiras brasileiras. “Se eu posso trazer o Lucas Paquetá, por que não poderia trazer o Klopp? Por que não poderia trazer outro treinador?”
Mesmo assim, BAP reforçou que a decisão também depende dos profissionais europeus. “Da mesma forma que o Filipe pode dizer não a um clube europeu, um treinador europeu também pode dizer que não quer sair da Europa para vir ao Flamengo.”
Apesar da ligação de Vinícius Júnior com o clube, BAP reconheceu que seu retorno, pelo menos por agora, ainda não é viável. “O Vinicius quer continuar na Europa… não é uma possibilidade para o Flamengo. Ainda não.”
“Existe uma grande diferença entre o momento da vida do Lucas Paquetá e o do Vinícius Júnior. Paquetá tem alguém o esperando em casa todos os dias, tem uma família. Vini não tem ninguém o esperando em casa, são momentos diferentes.”, completou.








































