Coluna do Fla
·13 de febrero de 2026
Bap detona ‘Galácticos’ do Real Madrid e revela maior sonho no Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·13 de febrero de 2026

No início do século, o Real Madrid (ESP) montou uma verdadeira seleção, com Ronaldo Fenômeno, Zidane, Beckham, Figo, Raúl, Roberto Carlos e mais. Por ter tantas estrelas, o time ficou conhecido como ‘Galácticos’. Porém, o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, tratou aquela equipe como jogada de marketing, mas contou que se espelha no clube espanhol.
— Sempre sonhei grande. Sempre quis que o Flamengo fosse o “Real Madrid da América”. Observo o que faz o Real Madrid, o City, o Atlético de Madrid, o Bayern de Munique, o PSG. Procuro entender quais foram os acertos, trabalhar adequadamente o que posso ajustar à realidade do Brasil e identificar os erros para não repeti-los —, disse Bap, em entrevista ao diário ‘AS’, da Espanha.
— Por exemplo, a era dos “Galácticos” de Florentino Pérez no Real Madrid foi sensacional do ponto de vista do marketing, mas do ponto de vista esportivo não foi. O PSG teve um ataque dos sonhos e resultados de pesadelo: não ganhou absolutamente nada e gastou uma fortuna com Messi, Neymar e Mbappé. Muitas vezes, contratar os melhores jogadores, conceitualmente, não significa que você terá um grande time ou que terá um desempenho esportivo de alto nível —, acrescentou.
Bap contou que gere o Flamengo com uma ‘mentalidade europeia’. O presidente rubro-negro imagina cenários e possibilidades antes de tomar alguma decisão no Mais Querido. A meta do dirigente é que o Mengão vire uma referência mundial.
— Eu observo o Flamengo me baseando nos melhores exemplos que existem na Europa. Penso muito grande. Encaro o Flamengo como se fosse um clube europeu no Brasil. Em todas as decisões que tomo, penso: “Se o Flamengo estivesse na Europa, qual decisão eu tomaria?” Depois, ajusto essa decisão à realidade do Brasil, mas sem que isso condicione minha escolha —, pontuou.
— É uma forma diferente de enxergar o negócio. Tem dado resultado. E os resultados estão aí. Mas hoje, se eu tivesse que citar um clube no mundo que sigo como referência, se pudesse escolher apenas um, seria o Real Madrid —, encerrou Bap.
Mesmo com tantas estrelas, o Real Madrid ficou devendo, apesar de levar Champions League (2001/02), Mundial/Intercontinental (2002), Supercopa da Uefa (2002) e La Liga (2002/03). No entanto, os planos do clube eram ganhar muito mais. Para título de comparação, só o ex-Flamengo Vini Jr ganhou o principal torneio da Europa duas vezes.









































