MundoBola Flamengo
·12 de octubre de 2025
Bap projeta Maracanã como Wembley do Rio após construir estádio do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·12 de octubre de 2025
Presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista destacou que o sonho do estádio rubro-negro no Gasômetro não exclui o trabalho com o Maracanã. Para o mandatário, o estádio mais tradicional do mundo deve seguir como um símbolo do futebol, nos moldes do que o Wembley representa para a Inglaterra.
"O Maracanã tem que ser o Wembley do Rio de Janeiro. O Wembley é histórico, é 32 anos atrás. As pessoas falavam 'Vamos derrubar o Wembley, não tem finalidade, é velho'", disse, durante o III Fórum Empreendedor Rio.
Bap destacou que o Maracanã possui muito mais atrativos em comparação com o Wembley do fim da década de 90, quando a Federação Inglesa decidiu reformular o estádio. Segundo ele, a história e a identidade do estádio o tornam mais do que um simples equipamento esportivo.
"Então, arquitetonicamente falando, não era dos estádios mais bonitos. O acesso não era bom, não havia atrativos, uma situação comparativamente muito inferior à que o Maracanã tem. Então, ele (Wembley) é uma marca e nada mais. O Maracanã é uma marca que tem algo a mais."
Desde a reforma finalizada em 2007, o Wembley voltou a ser o principal palco do futebol inglês. O estádio recebe todos os jogos da Seleção da Inglaterra como mandante, além das finais da FA Cup, da Carabao Cup e da Community Shield.
O dirigente também ressaltou que o aprimoramento da experiência no Maracanã seguirá paralelo ao avanço do projeto do novo estádio. A proposta é que o clube continue modernizando serviços e melhorando o atendimento ao torcedor.
"O fato de o Flamengo sonhar em construir um estádio não é excludente em relação a você fazer a experiência do Maracanã ser cada dia melhor. Então nós temos trabalhado nesse processo, você está certíssimo quando a gente fala do conjunto de serviços que você pode ter no Maracanã. Nós temos melhorado a experiência de quem vai lá."
O novo estádio do Flamengo no Gasômetro terá capacidade para 72 mil lugares, investimento revisado de R$ 2,2 bilhões e conclusão prevista para 2036. O financiamento será feito com recursos próprios do clube, garantindo que a obra não comprometa a performance esportiva.
A construção depende da retirada da estrutura da Naturgy, descontaminação do terreno e execução das obras, processos que impossibilitam qualquer conclusão antes de 2034. O plano ajustado reduz assentos premium e prioriza um perfil mais popular, corrigindo o que considera erros do projeto anterior.
A concessão do Maracanã vai até 2044, o que permite tempo para a nova arena. Para concretizar o projeto de transformar o estádio no Wembley do Rio, o Flamengo precisa que o Fluminense também tenha uma alternativa, seja com estádio próprio ou parceria em outra arena.
En vivo
En vivo