Portal dos Dragões
·21 de diciembre de 2025
Bednarek sancionado: Rosario pode fazer dupla com Kiwior no FC Porto

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·21 de diciembre de 2025

Com o quinto cartão amarelo que Bednarek recebeu no jogo com o Estrela da Amadora, Francesco Farioli é obrigado a alterar o eixo defensivo para o encontro de amanhã, em Alverca. Tendo em conta que Nehuén Pérez está afastado por longo tempo devido à operação ao tendão de Aquiles, uma solução possível seria Dominik Prpic, também um central de vocação. Contudo, o técnico do FC Porto já afirmou publicamente que evita alinhar simultaneamente dois jogadores canhotos nessa zona. Assim, após mais uma exibição de qualidade frente ao Famalicão na Taça de Portugal, Pablo Rosario deverá recuar no terreno para formar dupla com o polaco Kiwior.
Esta será a quarta vez na época em que o internacional pela República Dominicana ocupará essa posição, depois das exibições contra o Nice, o Sintrense e, mais recentemente, na derrota com o Vitória de Guimarães, na Taça da Liga. Farioli já salientou em público a versatilidade de Pablo Rosario para desempenhar várias funções, consoante as necessidades da equipa azul e branca e do próprio treinador.
No levantamento realizado pelo A BOLA, o jogador contratado no defeso ao Nice contabiliza já 12 partidas como titular: começou seis como trinco, três como lateral-direito quando Alberto Costa e Martim Fernandes estiveram em simultâneo lesionados, três como central adaptado e uma como médio de área a área, opção que não resultou frente ao Nottingham Forest, na Liga Europa. Dos 12 jogos em que saiu de início, o FC Porto somou nove vitórias, sofreu derrotas diante do Nottingham Forest e do V. Guimarães e registou um empate (1-1) com o Utrecht, na Holanda.
A fiabilidade que Rosario mostra em campo levou Farioli a apelidá‑lo de um soldado da sorte, que encaixou na perfeição no perfil para representar as cores azul e brancas. A época tem corrido bem colectivamente e ao próprio Pablo, que rapidamente granjeou a simpatia do exigente universo do Dragão, a ponto de os adeptos começarem a pedir a sua titularidade na posição 6 em detrimento de Alan Varela, que tem estado aquém dos níveis habituais nas últimas partidas.
Quer a lateral, quer a central, a trinco ou mais adiantado, Pablo Rosario tem demonstrado indícios claros de qualidade que legitimam a sua contratação. Já se diz, no Dragão, que é um jogador “à Porto”.









































