Glorioso 1904
·19 de diciembre de 2025
Benfica reage ao penálti fantasma no Santa Clara – Sporting e deixa exigência a Pedro Proença

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·19 de diciembre de 2025

O Sport Lisboa e Benfica - que segurou um Campeão Nacional - recorreu às plataformas digitais para manifestar profunda revolta com a equipa de arbitragem liderada por João Pinheiro. As águias criticaram duramente o juiz e o VAR (João Casegas e Tiago Leandro) pela grande penalidade assinalada no duelo entre Santa Clara e Sporting, por uma falta fantasma sobre Morten Hjulmand. A estrutura exige medidas imediatas a Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
Na extensa e dura nota oficial divulgada na noite da passada quarta-feira, pode ler-se: “Mais um episódio escandaloso. O que se passou neste jogo da Taça de Portugal nos Açores é inqualificável e inaceitável para a credibilidade do futebol português. 12 minutos para encontrarem um penálti para beneficiar a mesma equipa de sempre, vez após vez”.
O texto prossegue comparando critérios díspares aplicados no mesmo recinto desportivo: “No mesmo campo onde o ano passado uma grande penalidade clara e evidente contra o Sporting nem mereceu a atenção do VAR e onde, já esta época, venceu com um canto fantasma. Fenómenos que acontecem sempre que o Sporting não está a ganhar”.
A mensagem termina com um apelo veemente à responsabilização de quem tutela o futebol português, ou seja, Pedro Proença: “É preciso que alguém seja responsável por este descrédito total que está a matar o futebol português. Não vale a pena esta densidade no calendário se as competições forem decididas antes de começarem”.
Importa recordar que o Sporting já tinha vencido anteriormente o Santa Clara, para a Liga Portugal Betclic, num cenário igualmente polémico. O golo do triunfo surgiu nos descontos, através de um canto que, na realidade, deveria ter sido pontapé de baliza para os insulares.









































