Zerozero
·4 de diciembre de 2025
Benfica x Sporting: antevisão, ausências e onzes prováveis

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·4 de diciembre de 2025

Ei-lo, o tão aguardado jogo! A 13ª jornada da Liga Portugal Betclic arranca, pelas 20h15 desta sexta-feira, com um dérbi entre os grandes lisboetas: Benfica e Sporting.
Será o jogo 328 na história de uma rivalidade centenária. Uma rivalidade de duas equipas que teimam em estar na luta pelas grandes competições nacionais e que muitas vezes o fazem em confrontos diretos, como aconteceu nos três últimos dérbis: 1-1 que colocou o Sporting no caminho do bicampeonato, o 1-3 (a.p.) que valeu dobradinha no Jamor e o 0-1 que deu ao Benfica a Supertaça.
Desta vez não estamos em fase de decisões, mas isso não tira pressão a nenhuma das equipas. Enquanto leões não se podem dar ao luxo de perder pontos e ver o líder FC Porto fugir mais, as águias sabem que têm aqui uma oportunidade única para conquistar os três pontos necessários para igualar o adversário na tabela. Está muito em jogo, evidentemente.
Os encarnados regressam à Luz quase um mês depois do empate (2-2) com o Casa Pia, mas venceram os três jogos que disputaram fora de casa (Atlético, Ajax e Nacional) pelo que estão num bom momento para se redimirem aos olhos dos adeptos. «Nos últimos três jogos temos sido um Ferrari», diz Mourinho.
Na mesma conferência de imprensa em que fez essa comparação, o treinador do Benfica também disse já ter decidido quem iria jogar. Dada a dimensão do jogo, o cenário mais provável é que Rodrigo Rêgo saia do onze para dar espaço a Ríos (Aursnes passando para a direita), mas o special one também pode ter Schjelderup ou Prestianni como possibilidades.
O Sporting também vem de três vitórias consecutivas depois da pausa de seleções (quatro no total), com 10 golos marcados e nenhum sofrido nesse período frente a Marinhense, Club Brugge e Estrela da Amadora. Ao contrário do rival, jogaram sempre em casa e vão agora atravessar a segunda circular para atuar fora, antes de uma difícil viagem a Munique.
Para Rui Borges, que se diz preparado mas atribui um «pequeno favoritismo» ao rival, há algumas dúvidas na construção do onze. Essas passam provavelmente, pela escolha entre João Simões e Morita, bem como a potencial titularidade de Pote. O camisola 8 regressou de lesão a tempo, mas a entrada no onze expulsará, provavelmente uma arma importante de outros dérbis: Geny Catamo.
Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, António Silva, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Fredrik Aursnes, Leandro Barreiro, Georgiy Sudakov, Vangelis Pavlidis
Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, João Simões, Geovany Quenda, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Luis Suárez
Benfica ( vs Nacional 2025-11-29): Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Enzo Barrenechea, Fredrik Aursnes, Rodrigo Rêgo, Leandro Barreiro, Georgiy Sudakov, Vangelis Pavlidis
Sporting ( vs Est. Amadora 2025-11-30): Rui Silva, Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Geny Catamo, Francisco Trincão, Geovany Quenda, Luis Suárez









































