Bernardo Ramos explica razões da saída de Samuel Lino do Atlético de Madrid | OneFootball

Bernardo Ramos explica razões da saída de Samuel Lino do Atlético de Madrid | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·24 de julio de 2025

Bernardo Ramos explica razões da saída de Samuel Lino do Atlético de Madrid

Imagen del artículo:Bernardo Ramos explica razões da saída de Samuel Lino do Atlético de Madrid

Depois de selar a contratação de Saúl, o Flamengo encaminha a chegada de Samuel Lino, atacante do Atlético de Madrid. Jogador que era titular da equipe de Diego Simeone, pode chegar como uma transferência bombástica, mas que tem explicação, segundo o jornalista Bernardo Ramos.

Apesar do tamanho do Flamengo e o poderio financeiro do time, principalmente nessa temporada com vendas e premiações, é difícil de imaginar uma equipe brasileira tirando um jogador titular de um clube europeu.


OneFootball Videos


No entanto, Bernardo Ramos explica que essa eminente saída de Samuel Lino do Atlético de Madrid, tem uma explicação tática.

Depois de boa parte da temporada atuando com um esquema de três zagueiros, Simeone na reta final decidiu mudar a maneira de jogar, voltando para uma linha de quatro tradicional.

Assim, Lino, que era o titular da ala-esquerda, perdeu espaço, já que Simeone precisava agora de um lateral de ofício no novo sistema, efetivando o espanhol Javi Gálan.

"É o seguinte, tem uma explicação tática para a saída do Lino do Atléti. A partir do momento em que o Simeone para de jogar com uma linha de três zagueiros e adota uma linha de quatro, o Javi Gálan ganha espaço na lateral esquerda do Atlético de Madrid. O Samuel Lino era mais útil quando o Simeone jogava com uma linha de três zagueiros", analisou Bernardo.

Samu Lino, apesar de um ponta/meia-atacante de origem, se transformou num jogador muito mais físico na Europa, ganhando intensidade e um poder de marcação que permitiu que se tornasse um ala.

Além do aspecto tático, a saída de Samuel Lino tem ligação com um "saldão" que o Atlético de Madrid estaria fazendo.

Segundo Bernardo Ramos, Diego Simeone quer revitalizar o elenco e trabalhar cada vez mais com atletas mais jovens, até por isso já se desfez de nomes como Saúl, novo reforço do Flamengo e De Paul, que até foi especulado no Mais Querido, mas deve ser jogador do Inter Miami.

"O Atlético de Madrid está fazendo um saldão, tem um monte de gente saindo. E o Simeone quer jogar, quer treinar um time com jogadores mais jovens. Então o De Paul saiu, o Saúl saiu para vir ao Flamengo, embora ele estivesse emprestado ao Sevilla. E agora o Samuel Lino é mais uma baixa, entre aspas, no time do Atlético de Madrid", explicou.

Bernardo aponta onde Samuel Lino jogará no Flamengo

Ala na Europa, Samuel Lino deve voltar a sua posição de "origem" no Flamengo, segundo Bernardo Ramos.

O comentarista diz que enxerga o jogador como alguém que atuará do lado esquerdo do ataque rubro-negro, mas pela capacidade e versatilidade que tem, ajudando bastante na recomposição defensiva, num movimento semelhante ao que Luiz Araújo já se comporta.

"Como ele jogaria no Flamengo? Acredito eu que como um ponta ou meia-esquerda mais avançado. Ele tem saúde, tanto que ele jogava como ala, um jogador que pode fazer perfeitamente a recomposição defensiva", disse Bernardo.

Bernardo Ramos exalta Samuel Lino e desconfia de Emerson Royal

Além de Samu Lino, o Flamengo está muito próximo de contratar o lateral-direito Emerson Royal, do Milan. Com Wesley de saída, o Rubro-Negro foi ao mercado e encontrou a peça de reposição, que, no entanto, é uma aposta, segundo Bernardo Ramos.

O jornalista exalta a possível chegada de Lino, e compara com a de Royal, definindo que o atleta oriundo do Atléti já é consagrado e tinha status de titular num grande time europeu.

"Diferentemente do Emerson Royal, que é uma aposta, Samuel Lino é um jogador consagrado hoje no mais alto nível de exigência no futebol mundial. Era titular até outro dia do time do Atlético de Madrid. Ele é um cara que pode jogar com meia esquerda, como um ponta-esquerda. Um jogador apenas de 25 anos de idade. Então é uma senhora a contratação do Flamengo, diferentemente do Royal", disparou.

Emerson Royal é formado na base do Atlético-MG e se destacou na Europa pelo Real Bétis, apesar de passagens por clubes como o Barcelona.

Depois do período na Espanha, se transferiu para o Tottenham, onde foi muito mal, virando até mesmo piada em solo inglês. Desde então, não conseguiu recuperar o futebol que o levou para a Seleção Brasileira, mas é visto como um lateral, que para o nível do futebol brasileiro, agrega muito valor.

Ver detalles de la publicación