90min
·10 de septiembre de 2025
Boletim médico do Flamengo: Alex Sandro, Jorginho, Varela e mais

In partnership with
Yahoo sports90min
·10 de septiembre de 2025
O Flamengo segue em preparação para o retorno ao Campeonato Brasileiro após a parada do calendário para a realização dos jogos da Data Fifa. Líder da Série A, o time comandado pelo técnico Filipe Luís segue mirando o título, voltando suas atenções para o próximo compromisso: duelo diante do Juventude, no Alfredo Jaconi, às 16h (de Brasília) do próximo domingo, 14.
O torcedor rubro-negro segue de olho em alguns nomes que se tornaram baixas recentemente no clube. O lateral-esquerdo Alex Sandro, o meio-campista Jorginho, o lateral-direito Varela e o meio-campista Erick Pulga, caso mais antigo de lesão, estão entregues ao departamento médico. Confira, a seguir, atualização médica das situações dos jogadores destacados.
O lateral-esquerdo Alex Sandro sofreu uma lesão muscular na panturrilha esquerda na vitória do Flamengo sobre o Vitória pelo placar de 8 a 0, no dia 25 de agosto. Desde então, o jogador de 34 anos segue em tratamento. Segundo boletim médico do clube, o lateral iniciou trabalhos em campo com a fisioterapia nesta quarta-feira (10). A expectativa de retorno é no dia 18 de setembro, quando o Mais Querido joga diante do Estudiantes, no Maracanã, em partida válida pelarodada de ida das oitavas de final da Copa Libertadores.
A serviço da seleção do Uruguai nos jogos da Data Fifa de setembro, o lateral-direito Varela se reapresentou ao time com um quadro de pubalgia diagnosticado. O jogador participou de todo o jogo diante do Peru, contribuindo, inclusive, com uma assistência na vitória por 3 a 0. O atleta foi liberado do grupo após o triunfo e, desde então, segue em tratamento junto ao departamento médico do clube. Ainda não se sabe se o lateral terá condições de jogo no final de semana, o que deve ser indicado com as próximas reavaliações diárias.
Com lesão no músculo posterior da coxa esquerda, o meio-campista Jorginho ainda está em recuperação. Após ter perdido os jogos diante de Vitória e Grêmio, ambos pelo Brasileirão, o jogador ítalo-brasileiro segue com expectativa de retorno. Apesar de ter treinado com o grupo nos últimos dias, o atleta ainda sente pequenos incômodos na região lesionada e pode não ir a campo no final de semana
Erick Pulgar está machucado desde a participação do Flamengo no Mundial de Clubes / Michael Reaves/GettyImages
Caso mais antigo do DM do Flamengo, o meio-campista está parado desde a contusão sofrida na eliminação do time diante do Bayern de Munique, na Copa do Mundo de Clubes, em julho. Ele sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé direito. Na próxima sexta-feira (12), o meia realizará uma tomografia computadorizada para acompanhar a evolução do caso e entender melhor o prazo de retorno aos gramados.
Quer receber notícias, informações e muito mais sobre o Flamengo? Clique aqui e entre no nosso canal do WhatsApp!