Portal dos Dragões
·4 de noviembre de 2025
Borja Sainz recorda Jorge Costa. “Espero que este ano ganhemos um título”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·4 de noviembre de 2025

Borja Sainz é o destaque da edição de segunda-feira da revista ‘Dragões’, onde concede uma vasta entrevista. O extremo espanhol voltou a estar em destaque nos media do FC Porto depois de ter sido o herói na vitória por 2-1 diante do Sporting de Braga, na 10.ª jornada da I Liga.
Com 24 anos, explicou a motivação que o levou a assinar pelo clube da Invicta no verão, proveniente do Norwich, da segunda divisão inglesa.
“É o maior clube em Portugal, sempre vi jogarem aqui grandes jogadores e ganharem títulos muitos importantes, então nem pensei quando recebi a chamada. Disse logo ao meu agente que queria vir para cá e ganhar títulos”, começou por dizer Borja Sainz, destacando o que lhe mais impressionou no clube.
“As Ligas dos Campeões, claro. Não é qualquer clube que ganha uma Champions. Muitos clubes com muito mais dinheiro dariam tudo para conquistarem esse troféu. Acho que também por isso o FC Porto é bastante reconhecido.”
O número 17 afirmou que já se considera um “assumido portista”.
“Somos uma família que está lá quando alguém precisa, esteja bem ou mal, e acho que isso é o mais importante, porque no dia a dia os colegas são quem te rodeia. Digo muito isso aos meus pais, digo-lhes que me sinto em casa, porque, na verdade, tenho muitos espanhóis aqui também, mas não se trata disso. Estou muito feliz, não só porque estamos a ganhar e a treinar bem diariamente, mas pela família que somos. Ajudaram-me desde o primeiro dia, tenho tudo aqui, esses pequenos detalhes fazem a diferença. Estou realmente muito feliz”
Sobre o trabalho do treinador Francesco Farioli, o jogador revelou pormenores da sua experiência com o técnico.
“É muito exigente como todos podem ver, gosta de trabalhar, tem a sua equipa técnica muito bem trabalhada, transmite-nos as ideias de forma muito clara e toda a gente está muito feliz com ele. Aprendi muitas coisas. Já me tinham dito que era muito bom e que gostava de trabalhar muito, mas desde o primeiro dia, quando falei com ele, senti essa confiança. Aprendo todos os dias e ainda quero aprender muito mais.”
Morte de Jorge Costa
A 5 de agosto, o plantel do FC Porto foi atingido pela perda de Jorge Costa. O diretor de futebol dos dragões sofreu uma paragem cardiorrespiratória e faleceu aos 53 anos.
“É muito difícil falar sobre isso e vês como fico arrepiado. Não o conhecia muito bem, mas ele sempre foi espetacular comigo desde o primeiro dia. Tratou muito bem a minha família, todos os que vieram para a minha apresentação e o dia da morte do Jorge foi muito triste. Tudo o que estamos a fazer é por ele, porque ele merece. Era um portista muito acarinhado aqui. Desejo à família muita coragem e espero que este ano ganhemos um título por ele.”
“Dava para ver nos olhos dele que amava o clube. Foi um momento muito difícil, não só por mim, porque eu até o conhecia há pouco tempo, mas por todos os que trabalhavam com ele há muito tempo”, recordou Borja Sainz, que concluiu a entrevista com um desejo para o final da época 2025/26:
“Claro que gostaria de jogar o Mundial, é um sonho, mas para já estou focado em trabalhar diariamente, que é o mais importante. Se chegar esse momento, muito bem, mas se não chegar vou continuar a trabalhar para que um dia aconteça.”
En vivo









































