Brasileirão deve sofrer novas mudanças estruturais nos próximos anos; saiba mais | OneFootball

Brasileirão deve sofrer novas mudanças estruturais nos próximos anos; saiba mais | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Revista Colorada

Revista Colorada

·6 de febrero de 2026

Brasileirão deve sofrer novas mudanças estruturais nos próximos anos; saiba mais

Imagen del artículo:Brasileirão deve sofrer novas mudanças estruturais nos próximos anos; saiba mais

A temporada de 2026 começou com uma novidade que alterou os planos do Internacional. Por uma determinação da CBF, visando melhorar o calendário do futebol nacional, o Campeonato Brasileiro teve início no final de janeiro. Desta forma, o Colorado precisou utilizar uma equipe formada por reservas e jovens da base na maioria dos jogos do estadual.

Em meio a esse cenário, a CBF, segundo o portal “ge”, também confirmou que pretende realizar novas mudanças nos próximos anos. A ideia é dar seguimento aos debates envolvendo uma possível redução no número de rebaixamentos para a segunda divisão, pauta que ganhou força após reclamações públicas de dirigentes.


OneFootball Videos


Pensando nessa possibilidade, a própria Série B já sofreu alterações para 2026. Neste ano, apenas os 2 primeiros colocados serão promovidos diretamente, com o 3° enfrentando o 6° e o 4° encarando o 5°, em partidas de ida e volta, por duas vagas na elite do futebol nacional. Contudo, no futuro essas quatro equipes podem disputar um quadrangular valendo somente uma promoção.

Sendo assim, é provável que nas próximas temporadas apenas três equipes sejam rebaixadas para a Série B. Essa é uma demanda dos clubes, que entendem existir um desequilíbrio muito grande entre a primeira e a segunda divisão, o que torna qualquer queda extremamente prejudicial para as finanças.

Essa pedida, portanto, serviria para proteger as equipes de uma eventual quebra financeira, ocorrendo somente se a posição final fosse de 18° para baixo. O Internacional, inclusive, deve ser convidado pela CBF para as reuniões futuras visando essas mudanças. Contudo, as novidades não serão implementadas em 2026, por mais que ocorra uma aprovação.

Ver detalles de la publicación