Zerozero
·12 de enero de 2025
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·12 de enero de 2025
De loucos! Com um português a marcar, outro a ser expulso e uma hora de jogo com menos uma unidade, o Manchester United iniciou, este domingo, a defesa do título na FA Cup com uma vitória épica no Emirates Stadium, casa do Arsenal, através do desempate por grandes penalidades.
A equipa de Ruben Amorim apresentou-se no reduto dos gunners com uma estratégia assente na coesão defensiva e na exploração das transições rápidas para procurar ferir os londrinos. Do outro lado, o Arsenal apoderou-se da bola desde cedo e passou grande parte do tempo em ataque posicional, mas sem capacidade de descobrir os espaços para levar o perigo junto da baliza defendida por Altay Bayindir.
Os primeiros 45 minutos não tiveram muito para contar e pouco espetáculo ofereceram aos espetadores. Na segunda metade, no entanto, os red devils adiantaram-se rapidamente no marcador. Aos 52 minutos, Alejandro Garnacho ganhou na dividida com Gabriel Magalhães, arrancou pela direita e cruzou atrasado para uma ótima finalização de Bruno Fernandes.
A festa do emblema de Manchester não durou muito tempo. Em cima da primeira hora de jogo, Diogo Dalot teve uma entrada muito imprudente sobre um adversário e viu o segundo cartão amarelo, que se transformou no respetivo vermelho e deixou o United reduzido a dez unidades. Como um mal nunca vem só, o Arsenal empatou logo a seguir, com Gabriel Magalhães a aproveitar um alívio falhado de Altay Bayindir para igualar.
Com mais uma unidade, a equipa de Mikel Arteta aumentou o ritmo e empurrou o adversário para trás. Com muito esforço, o United agarrou-se à igualdade e Altay Bayindir, que comprometeu no golo do empate, vestiu a capa de herói daí em diante. Aos 72 minutos, o turco travou uma grande penalidade de Martin Odegaard - falhou um penálti pela primeira vez na carreira - e impediu também o golo de Declan Rice, pouco depois, com a defesa da tarde.
Embora em dificuldades, o Manchester United segurou o resultado e levou o encontro para prolongamento. No tempo extra, uma oportunidade clara para cada lado: Leandro Trossard falhou de baliza aberta depois de Kai Havertz ter feito o trabalho todo e Joshua Zirkzee, com um remate colocado, só não festejou porque David Raya se esticou todo para fazer a defesa. O confronto seguiu então para o desempate por grandes penalidades, onde a defesa de Altay Bayindir ao remate de Kai Havertz fez a diferença no resultado.
A defender o título conquistado na temporada passada, o Manchester United deixou pelo caminho um dos favoritos à conquista do troféu. Os red devils seguem para a quarta ronda e já sabem que vão receber o Leicester City.