Campeão do mundo fala sobre racismo no Brasil | OneFootball

Campeão do mundo fala sobre racismo no Brasil | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·24 de marzo de 2026

Campeão do mundo fala sobre racismo no Brasil

Imagen del artículo:Campeão do mundo fala sobre racismo no Brasil

Campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002, o ex-zagueiro Roque Júnior voltou a se posicionar sobre o racismo no futebol e destacou que o problema está longe de ser exclusivo do cenário europeu.

Em análise recente, o ex-jogador reforçou que o preconceito racial é um reflexo direto da sociedade e, consequentemente, também aparece dentro das quatro linhas: “O futebol é apenas um reflexo da sociedade”, destacou.


OneFootball Videos


Problema estrutural vai além do esporte

Segundo Roque Júnior, apesar dos avanços recentes, como a criminalização da injúria racial e a implementação de protocolos antirracismo, ainda há um longo caminho a ser percorrido no combate à discriminação.

O ex-defensor ressaltou que o racismo não nasce no futebol, mas sim fora dele, sendo reproduzido nos estádios. Para ele, as mudanças precisam partir da sociedade como um todo.

Além disso, o posicionamento de atletas tem papel fundamental nesse processo. Casos recentes envolvendo jogadores como Vinícius Júnior ajudam a ampliar o debate e pressionar por transformações.

Consciência e educação como caminhos

Roque Júnior também defendeu que o combate ao racismo passa por educação e conscientização em diferentes níveis, desde torcedores até dirigentes e atletas.

Para o ex-jogador, iniciativas dentro e fora de campo são essenciais para construir um ambiente mais justo no futebol. Ele ainda reforçou a necessidade de punições mais rigorosas e ações contínuas contra práticas discriminatórias.

A reflexão do pentacampeão reforça que o racismo no futebol é um problema global e estrutural, que exige respostas coletivas e mudanças profundas na sociedade.

Ver detalles de la publicación