MundoBola Flamengo
·13 de enero de 2025
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·13 de enero de 2025
Catarina Garcia ou Doc, como é mais conhecida no clube, integra a equipe médica do Flamengo desde março de 2021. A profissional chegou ao Clube durante o Campeonato Carioca, em um momento de transição e retomada das competições após a pandemia.
Logo em seguida, atuou no Campeonato Brasileiro Feminino, que teve início atrasado e foi disputado em formato reduzido.
Formada em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (2005-2010), Catarina é especialista em Ortopedia e Traumatologia, título obtido em 2014, e em Medicina do Exercício e do Esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (2019).
Durante sua atuação no Flamengo, Catarina acumula experiências tanto no time profissional quanto nas categorias de base. No período em que chegou ao time, a médica não tinha uma equipe e atendia sozinha tanto a base quanto a equipe principal.
Hoje o Flamengo conta com um departamento médico bem mais robusto, composto por mais setores e nomes como o ortopedista Dr. Diogenes Jr., a cardiologista Dra. Rafaela Jabur, a Dra. Vanessa Backes na psicologia, além dos fisioterapeutas Thais Ortiz, Lucas Araújo e Letícia Ribas.
O Portal MundoBola disponibilizará matérias, para o leitor conhecer melhor cada membro do DM.
O Departamento médico se reapresentou junto ao elenco para a temporada 2025.
Seu trabalho também foi reconhecido fora do clube: em 2023, foi convocada para integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira Sub-20, sendo essa sua primeira convocação. O convite veio para um período de treinamentos realizado entre outubro e novembro do mesmo ano.
Além disso, a Doc coordenou uma discussão sobre ciclo menstrual e performance no VI Simpósio de Educação Continuada da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da FIFA, destacando-se em iniciativas ligadas à saúde e desempenho esportivo.
Para essa temporada, o Flamengo contratou Luciano Capelli, ex-coordenador do Departamento de Saúde e Performance da Portuguesa-SP. O fisiologista com mais de 25 anos de profissão, disputou pela Seleção, Copas do Mundo FIFA, Olimpíadas, Copas América e Sul-americanos.