
Gazeta Esportiva.com
·20 de octubre de 2025
CBF divulga áudio do VAR de lances polêmicos em Flamengo x Palmeiras; confira

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·20 de octubre de 2025
A CBF divulgou, na noite deste domingo, os áudios do VAR nos lances polêmicos da vitória de 3 a 2 do Flamengo sobre o Palmeiras, pelas 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã.
A entidade disponibilizou a análise do possível pênalti de Jorginho em Gustavo Gómez, no começo do clássico. Wilton Pereira Sampaio não marcou em campo e foi bancado pela equipe do VAR, liderada por Caio Max Augusto Vieira.
“Para mim, é só uma mão de referência. Não tem impacto. Pode seguir. Os dois braços estão estendidos. Não faz a flexão. Não tem impacto para empurrão”, disse o VAR.
O pênalti marcado a favor do Flamengo, de Bruno Fuchs em Pedro, também teve o áudio divulgado. A falta foi assinalada em campo e confirmada pelo VAR. Os palmeirenses reclamaram de duas faltas na jogada, mas a arbitragem não concordou em nenhuma.
Na origem da jogada, o Verdão pediu uma infração em Vitor Roque. Para as autoridades, o lance não fez parte da fase de ataque. Depois, o VAR vê apenas um encontrão de Pedro com Fuchs.
“Claramente tem um pisão que impacta na queda. O penal está confirmado. Pisão é claro. No começo, a partir do momento em que ele joga essa bola para trás, não tem mais verticalidade. A equipe está totalmente em sue campo de defesa e postada. O jogador de vermelho (Pedro) está correndo e o de verde (Fuchs) está buscando o vermelho. Ele se desloca no caminho do vermelho”, declarou o VAR.
“Na origem da jogada, não faz parte da fase de ataque e, depois, o Pedro tem um encontrão com o Fuchs. O defensor se coloca na frente do atacante. Eles trombam e o defensor deixa o corpo cair. Penal confirmado”, completou Caio Max Augusto Vieira.
Em nenhum dos três lances Wilton Pereira Sampaio foi chamado ao VAR para revisão.
A arbitragem foi o principal tema do pós-jogo. O técnico Abel Ferreira elencou os lances em que, na sua visão, o juíz errou. O Flamengo, por sua vez, rebateu o comandante palmeirense com o treinador Filipe Luís e o diretor José Boto.
Mais tarde, o diretor do Verdão, Anderson Barros, emitiu uma nota oficial alegando falta de ética por parte dos rubro-negros.
Com o resultado, o Palmeiras segue na liderança, mas agora com os mesmos 61 pontos do Flamengo, que está em segundo por ter uma vitória a menos. Ambos os clube têm um jogo a menos na competição.
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo