MundoBola Flamengo
·4 de noviembre de 2025
CBF inclui Flamengo em plano para melhorar arbitragem no Brasil

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·4 de noviembre de 2025

Iniciativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para melhorar o nível do apito no país, o grupo de trabalho sobre arbitragem foi formalizado por Samir Xaud, presidente da entidade. E o Flamengo é um dos 62 membros que estarão na conversa, todos em busca de evoluções para um problema que se tornou crônico.
A intenção da CBF é repetir o que foi feito com o fair play financeiro e reunir os clubes em torno de um amplo debate. A primeira reunião acontece na próxima segunda-feira (10), na sede da federação, no Rio de Janeiro, enquanto a proposta final do grupo pode ser entregue até 20 de janeiro do ano que vem.
O grupo de trabalho será comandado por Netto Góes, presidente da Federação do Amapá, enquanto o relator será Helder Melillo, diretor-executivo de gestão da CBF. As informações sobre o encontro foram publicadas inicialmente pelo colunista Lauro Jardim.
O quadro será composto por membros de diversas camadas do futebol, de equipes a dirigentes. No total, são 62 clubes, 16 deles da Série A: Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Juventude, Mirassol, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos e Vitória.
A Série B ainda contribuiu com outros 11 clubes (América-MG, Athletic, Athletico-PR, Atlético-GO, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Ferroviária, Paysandu, Remo e Vila Nova) enquanto os outros 35 se espalham por outras divisões do país. Além disso, outros integrantes serão incluídos; confira a lista abaixo.
Os custos de deslocamento e hospedagem dos membros serão de responsabilidade da CBF, que coordena o projeto. Além do debate, o encontro inicial também prevê a presença de especialistas internacionais no assunto e elaboração de cronogramas para o grupo de trabalho.









































