Esporte News Mundo
·28 de enero de 2026
Chapecoense x Santos: prováveis escalações, arbitragem, onde assistir, retrospecto e palpites

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·28 de enero de 2026

A Chapecoense recebe o Santos nesta quarta-feira (28), às 20h (horário de Brasília), na Arena Condá, em Chapecó (SC), em duelo que marca a abertura da primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto coloca frente a frente realidades distintas: de um lado, a Chape retorna à elite após o acesso na Série B; do outro, o Peixe tenta iniciar no campeonato de forma mais estável depois de flertar com o rebaixamento até a reta final da última temporada.
O começo da Chapecoense no Campeonato Catarinense foi irregular, com tropeços logo nas primeiras rodadas. No entanto, a equipe comandada por Gilmar Dal Pozzo conseguiu se reorganizar rapidamente e hoje aparece como uma das forças para a conquista do Estadual. O time soma quatro partidas sem derrota, com três vitórias e um empate.
A recuperação ganhou ainda mais força na rodada mais recente. Jogando diante da torcida, o Verdão do Oeste protagonizou uma goleada histórica ao aplicar 6 a 0 sobre o Joinville. O grande destaque foi Rafael Carvalheira, autor de dois gols e protagonista constante no ataque, quase marcando inclusive um gol olímpico.
Para o confronto diante do Santos, Dal Pozzo terá problemas para escalar o time. Rafael Thyere, Neto Pessoa, Bruno Matias e Mancha seguem entregues ao departamento médico e estão fora da estreia no Brasileirão. Além disso, há indefinição na meta: o veterano Rafael Santos perdeu espaço, e Léo Vieira, titular na goleada sobre o Joinville, pode seguir entre os titulares.
Se o momento da Chapecoense é de ascensão, o Santos vive cenário oposto. O clube paulista não vence há quatro rodadas no Campeonato Paulista e ocupa apenas a 11ª colocação, restando poucos jogos na fase classificatória. No período recente, o Peixe acumulou uma derrota para o Palmeiras e empates contra Guarani, Corinthians e Red Bull Bragantino, resultados que aumentaram a cobrança interna e externa.
A estreia no Campeonato Brasileiro acontece sob clima de instabilidade para Juan Pablo Vojvoda, que inicia a competição com o cargo ameaçado. Para agravar a situação, o treinador segue sem contar com Neymar, que ainda não entrou em campo na temporada de 2026. Thaciano também desfalca a equipe por conta de lesão. Em contrapartida, Gabriel Bontempo e Barreal se recuperaram e foram relacionados, reforçando o elenco para a viagem a Chapecó.
Com o apoio da torcida e embalada por uma goleada histórica, a Chapecoense aposta na força da Arena Condá para largar com pontos importantes no Brasileirão. Já o Santos busca uma resposta imediata para aliviar a pressão e evitar que o início da competição amplie o clima de desconfiança em torno do elenco e da comissão técnica.
Chapecoense: Léo Vieira (Rafael Santos); Victor Caetano, Bruno Leonardo (João Paulo) e Eduardo Doma; Everton, Camilo, Giovanni Augusto, Rafael Carvalheira e Clar; Marcinho e Pedro Perotti. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
Santos: Gabriel Brazão; Igor Vinícius (Mayke), Frías, Zé Ivaldo e Escobar (Vinicius Lira); Willian Arão, João Schmidt, Rollheiser, Barreal e Miguelito; Gabigol. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Ao longo da história, Santos e Chapecoense se enfrentaram em 16 ocasiões, com 10 vitórias do Peixe, quatro da Chape e dois empates.
Do lado da Chapecoense, a equipe chega embalada após o massacre sobre o Joinville na última rodada do Campeonato Catarinense, resultado que garantiu a classificação do Verdão do Oeste para o mata-mata do Estadual.
Já o Santos entra em campo com o sinal de alerta ligado após quatro jogos sem vitória na temporada e o baixo rendimento apresentado até aqui. Mesmo sem a presença de Neymar, o elenco conta com peças interessantes, que, no entanto, ainda não vêm correspondendo em campo.









































