Coluna do Fla
·6 de octubre de 2025
Coincidência? Ramon Abatti Abel foi afastado por marcar pênaltis equivocados para o Palmeiras em 2024

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·6 de octubre de 2025
A 27ª rodada do Brasileirão foi cercada por polêmicas de arbitragens. Um dos jogos que mais gerou reclamação foi o clássico entre Palmeiras e São Paulo, resultando no afastamento de Ramon Abatti Abel. Porém, não é a primeira vez que o árbitro é mandado para ‘reciclagem’ por ajudar o time alviverde.
Isso porque, no dia 26 de outubro de 2024, o Palmeiras empatou em 2 a 2 com o Fortaleza, no Allianz Parque, pela 31ª rodada do Brasileirão. Os dois gols do time paulista, porém, foram de pênalti após decisões polêmicas de Ramon Abatti Abel.
Não à toa, depois das polêmicas no jogo entre Palmeiras e Fortaleza, Ramon Abatti Abel foi afastado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Contudo, o árbitro voltou a apitar um jogo do Brasileirão menos de um mês depois, no dia 21 de novembro.
Uma das principais polêmicas do jogo entre Palmeiras e São Paulo aconteceu aos seis minutos do segundo tempo. Na ocasião, o volante Allan deu um carrinho certeiro em Gonzalo Tapia, mas Ramon Abatti Abel não marcou pênalti. O VAR, inclusive, também não chamou o árbitro para revisão.
Além disso, mais dois lances irritaram a torcida do São Paulo. Isso porque, Gustavo Gómez e Andreas Pereira deram ‘soladas’ em dois jogadores do time de Hernán Crespo. Contudo, Ramon Abatti Abel não mostrou o cartão vermelho para os atletas.
Assim sendo, após as diversas reclamações, a CBF decidiu afastar novamente o árbitro Ramon Abatti Abel. Desse modo, o juiz passará por treinamento, aprimoramento e avaliação interna para posterior retorno às atividades.
Com a vitória do Palmeiras, o time de Abel Ferreira assumiu a primeira colocação do Brasileirão. Isso porque, apesar de o clube alviverde ter a mesma pontuação do Flamengo, ambos com 55, o Mengão leva a pior no primeiro critério de desempate: número de vitórias (17 x 16).