MundoBola Flamengo
·3 de septiembre de 2025
Comentarista aponta mudança tática que transformou Arrascaeta no melhor do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·3 de septiembre de 2025
Melhor jogador do Brasileirão em agosto, Arrascaeta é um dos destaques do futebol brasileiro na temporada. Para o jornalista Paulo César Vasconcellos, seu crescimento, em especial no 2º semestre, se dá por uma importante mudança. O comentarista analisa que o uruguaio parou de voltar ao campo de defesa buscar a bola.
"Algo que eu considero muito importante, é que o Arrascaeta não volta mais para o campo do Flamengo para receber uma bola, ele só recebe a bola no campo do adversário", analisa PC Vasconcellos.
No futebol moderno, é muito comum que os meias de articulação recuem para armar as jogadas. Esse, de fato, era um movimento no qual Arrascaeta estava habituado a fazer. Muitas vezes atuando como segundo atacante, ele agora permanece perto da área e recebe passes confortáveis dos volantes.
Segundo Paulo César Vasconcellos, Arrascaeta mudou sua forma de atuar após a Copa do Mundo de Clubes. No duelo contra o Bayern, um erro decisivo acabou influenciando diretamente o estilo do uruguaio. Desde então, Filipe Luís promoveu ajuste tático importante e o meia deixou de recuar para buscar bolas.
"Há uma passagem no jogo Flamengo e Bayern pela Copa do Mundo de Clubes que ele vai receber uma bola no campo do Flamengo e a bola ali é interceptada e sai, inclusive, um gol do Bayern. Pois bem, desde que o Flamengo voltou da Copa do Mundo de Clubes, o Arrascaeta não vem ao campo do Flamengo para receber, esse é um ponto", comenta.
Desde a partida contra o Bayern, Arrascaeta disputou 12 jogos. Nesse meio tempo foram nove participações em gols. O camisa 10 balançou as redes quatro vezes e distribuiu cinco assistências.
Diante dessas mudanças, PC exalta Filipe Luís. O jornalista dá mérito ao técnico que percebeu como Arrascaeta poderia render ainda mais. Dessa maneira, crava o jogador como decisivo e o melhor do Campeonato Brasileiro até aqui.
"Então é assim, o técnico percebeu aonde ele pode ser cada vez mais útil e decisivo, porque o Arrascaeta ele é o tempo inteiro decisivo, com isso o futebol dele só floresce. Ele, hoje, é o melhor jogador do campeonato. E é determinante para o desempenho do Flamengo", dispara PC.
Após problemas físicos no início, ao todo na temporada, Arrascaeta já soma 40 jogos. Isso com incríveis 30 participações em gols. São 17 bolas na rede, junto de 13 assistências.