MundoBola Flamengo
·10 de octubre de 2025
Comentarista cita Ancelotti e Muricy para dar conselho a Filipe Luís

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·10 de octubre de 2025
O Flamengo de Filipe Luís tem um mês de outubro decisivo pela frente. Com jogos cruciais no Brasileirão e decisão de vaga na Libertadores, é hora do time melhorar não só taticamente, mas também psicologicamente. É o que chama atenção o jornalista André Rocha, que cita dificuldade do técnico rubro-negro em tratar a animosidade do time.
André Rocha cita uma frase do técnico da Seleção Brasileira Carlo Ancelotti como exemplo. Nela, o treinador avalia que mais importante que a estratégia, é a atitude do time. O jornalista destaca isso para o Flamengo e como falta nos jogadores um "senso de urgência".
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-33, de 30 de dezembro 2024 | +18 | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
"Vou pegar uma frase do Carlo Ancelotti na coletiva antes do jogo. Em que ele falou uma coisa que é óbvia. Que deveria ser uma premissa, mas às vezes não é. Que é o seguinte: 'Mais importante que a estratégia é a atitude'. É o seu comportamento perante a importância do jogo. Perante as necessidades. Perante o contexto. Isso não deveria ser colocado. Porque um jogador profissional muito bem pago deveria já saber disso", pontua o jornalista.
Em relação a Filipe Luís, André Rocha avalia que o treinador foca demais na parte tática e esquece tal premissa. Assim, analisa que o time do Flamengo, em meio a partidas que exigem um senso de urgência, não se porta como tal.
"Então o treinador tem a parte da estratégia, da técnica. Mas a atitude vem primeiro. É uma premissa. E às vezes eu percebo o Filipe Luís invertendo um pouco isso. Colocando muito enfoque na estratégia. E sem pesar muito essa parte da noção do senso de urgência. Muitas vezes no jogo, a importância do jogo, o tamanho, o impacto que vai ter se o time perder, eu percebo uma postura do time do Flamengo assim meio...", avalia.
Muito é comentado sobre a postura do Flamengo quando se vê em adversidade. André Rocha essa situação e define um time que se abala perante dificuldades. Ele afirma que a equipe "murcha" no jogo, em uma parte comportamental que deveria ser premissa.
"E também é um time que se abala perante a dificuldade. Se o jogo fica mais difícil. O time do Flamengo muitas vezes vai murchando um pouco no jogo. Essa parte do comportamental não deveria ser trabalhada. Deveria ser uma premissa", comenta André Rocha.
Além de Ancelotti, André Rocha cita Muricy Ramalho ao analisar o Flamengo. O comentarista usa frase de motivação do ex-técnico, na qual os jogadores rubro-negros devem se apoiar
"O próprio Muricy Ramalho sempre falava isso. Não vou motivar vocês não. Vocês jogam num time grande, ganham muito bem, recebem em dia. É uma obrigação de vocês entrar e deixar tudo no jogo. Eu não sou nenhum fã do Muricy, mas nisso ele estava certo", diz.
O próximo compromisso do Flamengo será contra o Botafogo, dia 15. Em seguida, faz uma verdadeira "final" de Brasileirão contra o Palmeiras. Para depois, começar o embate com o Racing por uma vaga na final da Libertadores.