MundoBola
·31 de diciembre de 2025
Como o Flamengo chega para 2026: metas, calendário e elenco

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·31 de diciembre de 2025

O Flamengo encerra 2025 no topo com as conquistas Libertadores e do Brasileirão, mas a virada para 2026 no Ninho do Urubu não traz tempo para celebrações prolongadas. Para manter o Mais Querido no topo, a diretoria aprovou um orçamento robusto para o futebol, mantendo Filipe Luís e a base do time que fez história e que, num novo calendário, busca repetir os feitos em 2026.
A base do projeto para 2026 é uma robustez financeira sem precedentes na América do Sul. O Presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista (Bap) já declarou que os investimentos no futebol podem chegar à casa de R$ 1 bilhão.
Esse montante engloba não apenas a compra de direitos econômicos, mas também um ecossistema de custos que inclui salários de nível europeu, luvas contratuais, comissões e renovações estratégicas. Esse poder de fogo foi turbinado pelo ano recorde do clube em receitas, ultrapassando os R$ 2 bilhões de reais.
Esportivamente, as metas do Flamengo seguem o discurso de Bap, que viralizou entre os torcedores que é "ganhar a po*** toda". O presidente já deixou claro que investirá o necessário para que o time fique ainda mais forte, sem deixar a responsabilidade financeira de lado.
O maior adversário do Flamengo em 2026 pode ser o calendário, como talvez tenha sido também em 2025, jogando 78 jogos. Devido à Copa do Mundo, que paralisará o futebol entre junho e julho, a CBF antecipou o calendário nacional, criando um cenário de pré-temporada enxuta. O elenco principal se reapresenta no dia 12.
Janeiro já reserva a disputa da Supercopa do Brasil contra o Corinthians. Além disso, a estreia no Brasileirão está prevista para o final do mês, em meio a clássicos do Campeonato Carioca. O cenário obriga o clube a utilizar elenco alternativo no Estadual para dar conta da demanda física.
Em fevereiro, destaque para a Recopa Sul-Americana contra o Lanús. Já em março, o sorteio da Libertadores. Atual campeão, o Rubro-Negro é o cabeça de chave do Grupo A.
Além disso, a Copa do Brasil sofreu algumas alterações. Os clubes da Série A estreiam na quinta fase do torneio nacional, com mais 12 equipes que avançaram da quarta fase. A partir dessa fase, os jogos são de ida e volta, porém a final será em jogo único. Com isso, o Flamengo pode fazer nove jogos. As datas ainda não foram divulgadas.
Caso o Flamengo avance nas competições, as datas devem sofrer alterações e mais jogos serão acrescentados.
A diretoria do Flamengo avaliou que há necessidade de rejuvenescer o elenco, cuja média de idade foi de 28,4 anos em 2025. A ordem é buscar competitividade com atletas, preferencialmente, abaixo dos 26 anos. Para isso, o clube já tem agitado o mercado, tanto com chegadas e saídas.
O zagueiro Pablo, que não fez parte dos planos em 2025 e está em fim de contrato e o goleiro Matheus Cunha, que assinou pré-contrato com o Cruzeiro, estão de saída. O jovem zagueiro Cleiton, que também encerrou vínculo, foi para o Wolfsburg, da Alemanha.
Além deles, o atacante Juninho foi negociado com o Pumas-MEX e também deixou o Flamengo. Nomes como Everton Cebolinha, Michael e Allan são candidatos a serem negociados nesta janela ou envolvidos em contratações.
A manutenção da espinha dorsal foi prioridade no Flamengo. O técnico Filipe Luís, que conseguiu tornar o poderio técnico e financeiro em conquistas, renovou até 2027. Além dele, os principais destaques do time devem permanecer, a não ser que cheguem ofertas astronômicas.
O primeiro nome do Flamengo para 2026 é do zagueiro Vitão. O defensor, que estava no Internacional, desembarcou no Rio de Janeiro nesta terça-feira (30), já realizou exames médicos e será anunciado em breve.
Para reforçar o elenco, o Flamengo busca outros nomes. No gol, Gabriel Brazão, destaque do Santos em 2025, está no radar para ser o reserva imediato de Rossi no lugar de Matheus Cunha.
No meio, com os problemas físicos de Saúl e De La Cruz, além da possível saída de Allan, rumores apontam para a chegada de Marcos Antônio, do São Paulo. O time paulista tem interesse no camisa 29 do Mengão, enquanto o atleta do tricolor é alvo antigo do Mais Querido.
No ataque, o assunto que mais agitou o mercado da bola brasileiro neste fim de ano é o interesse do Flamengo em Kaio Jorge. Artilheiro do Brasileirão 2025 pelo Cruzeiro, o atacante está na mira do Rubro-Negro, que busca repor a saída de Juninho, além de ser uma opção para Pedro, que tem sofrido problemas físicos nas últimas temporadas.









































