MundoBola Flamengo
·3 de febrero de 2025
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·3 de febrero de 2025
Filipe Luís segue fazendo história como técnico do Flamengo. Neste domingo (2), o comandante rubro-negro venceu mais um título a frente do Mais Querido, desta vez contra o Botafogo pela Supercopa Rei. O alvinegro é presa fácil do treinador, que possui retrospecto de 100% contra o rival carioca.
A decisão da Supercopa foi a primeira vez que Filipe enfrentou o Botafogo no futebol profissional. Anteriormente, o técnico havia enfrentado o rival em quatro ocasiões no futebol de base, vencendo todas as partidas. Inclusive, dois desses jogos, foi contra o treinador interino do alvinegro, Carlos Leiria, na categoria Sub-20.
Filipe Luís iniciou sua carreira como técnico começando pelo Sub-17 do Flamengo, onde conquistou o título da Copa Rio Sub-17. Após a saída de Mário Jorge, o ex-lateral comandou o Sub-20 do Mais Querido, liderando no título do Mundial no Maracanã, contra o Olympiakos-GRE. Depois da demissão de Tite, Filipe assumiu o clube em outubro de 2024, sendo campeão da Copa do Brasil no mês seguinte.
No primeiro confronto pelo clássico carioca, Filipe Luís promoveu uma virada com direito a goleada contra os alvinegros. Em partida válida pelas semifinais da Copa Rio Sub-17, o Rubro-Negro goleou o rival após estar perdendo por 2 a 0 aos 12 minutos de jogo.
O meia-atacante Joshua marcou um hat-trick no jogo de ida da semifinal, além do atacante Douglas Telles ter anotado dois gols para o Mais Querido. A goleada na Gávea deixou o Flamengo com uma vantagem muito favorável para a classificação para a final.
Pelo jogo de volta das semifinais da Copa Rio Sub-17, o Rubro-Negro levou a melhor novamente contra o Botafogo. Joshua e João Camargo marcaram os gols do Flamengo, que também contou com um gol contra do zagueiro adversário para ajudar na vitória.
No agregado total, o Mais Querido venceu o Botafogo por 8 a 4. Na final, disputada contra o Vasco, O Flamengo saiu vencedor, conquistando o troféu da competição, que foi o primeiro de Filipe Luís como treinador na carreira.
Em partida que valia a liderança da Taça Guanabara Sub-20, o Flamengo venceu o Botafogo em partida eletrizante. No final do primeiro tempo, quando estava 2 a 0 para os alvinegros, o Rubro-Negro começou a virada com gol do meia-atacante Guilherme. Na segunda etapa, Wallace Yan marcou o gol de empate do confronto.
O gol da virada foi especial. O lateral-esquerdo Zé Welinton, em bela jogada ensaiada com o zagueiro Iago, marcou um belo gol de falta que decretou a virada rubro-negra. Esta foi a primeira partida entre Filipe Luís e Carlos Leiria no clássico carioca.
11 dias após o confronto pelo Carioca, o clássico carioca voltou a acontecer pela 15ª rodada do Brasileirão Sub-20. Novamente de virada, o Flamengo de Filipe Luís levou a melhor contra o Botafogo de Carlos Leiria, que assistiu Lorran e Zé Welinton, novamente de falta, marcarem os gols do Mais Querido.
A partida foi marcada pelo intenso domínio do Rubro-Negro contra o Botafogo, que jogou a maior parte do tempo recuado, culminando numa grande diferença de posse de bola: 61% do Flamengo e 39% do alvinegro. Na competição, o Mais Querido terminou em segundo na fase de grupos, no entanto, foi eliminado para o Fortaleza nas quartas de final.
No primeiro confronto contra o rival pelo futebol profissional, o Flamengo de Filipe Luís deu uma aula de futebol no estádio Mangueirão, em Belém-PA. Antes da paralisação devido às fortes chuvas, o Rubro-Negro havia saído na frente com Bruno Henrique marcando de pênalti aos 12 minutos do primeiro tempo.
Após mais de 1 hora de paralisação, o jogo retornou com o Rei dos Clássicos anotando um gol de placa aos 20 minutos da primeira etapa. O Flamengo teve um amplo domingo sobre o Botafogo, que foi resistindo às diversas chances criadas pelo Rubro-Negro, até que Luiz Araújo desarmou Lucas Halter e marcou um belo gol de cavadinha.
O gol de Patrick de Paula não foi suficiente para impedir o terceiro título de Supercopa do Flamengo, que coroou Bruno Henrique e Arrascaeta como os maiores vencedores com o Manto Sagrado, com 14 títulos conquistados, ultrapassando Zico, Júnior e Gabigol, que possuem 13.