Conheça as características e os números de Gabriel Paulista, possível reforço para a defesa do Corinthians | OneFootball

Conheça as características e os números de Gabriel Paulista, possível reforço para a defesa do Corinthians | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·8 de enero de 2026

Conheça as características e os números de Gabriel Paulista, possível reforço para a defesa do Corinthians

Imagen del artículo:Conheça as características e os números de Gabriel Paulista, possível reforço para a defesa do Corinthians
  1. Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

Enquanto se aproxima de uma resolução para o transferban sofrido na Fifa, o Corinthians se movimenta no mercado em busca de reforçar o seu elenco para a temporada. O primeiro possível reforço do Timão é o zagueiro Gabriel Paulista, de 35 anos, que rescindiu seu contrato com o Besiktas, da Turquia, e já negocia com o Alvinegro.

Natural da capital paulista, o defensor passou pela categoria de base do Taboão da Serra antes de ir ao Vitória, onde foi revelado. De lá seguiu para a Europa, onde construiu uma carreira sólida, apesar de ter ficado fora do radar de parte dos brasileiros neste período. Por isso, a Central do Timão traz uma análise de como joga o zagueiro e de que forma pode contribuir no elenco do Corinthians.


OneFootball Videos


Imagen del artículo:Conheça as características e os números de Gabriel Paulista, possível reforço para a defesa do Corinthians

 Foto: Stephen McCarthy/Getty Images

Características

Gabriel Paulista é um zagueiro destro de 1,85m que, embora tenha preferência pelo lado direito da defesa, também pode atuar pela esquerda se for necessário. Mesmo com a idade mais avançada, o defensor mantém boas valências físicas, destacando-se pelo forte arranque defensivo e pela velocidade, características que o auxiliam principalmente nas coberturas.

Do ponto de vista defensivo, o atleta apresenta boas leituras de jogo, com capacidade para antecipar jogadas e interceptar passes, além de ser eficiente nos duelos aéreos. Ao longo da carreira, chegou a atuar de forma pontual como lateral, embora essa não seja uma função recorrente em seu repertório.

Uma de suas marcas é a postura mais agressiva fora da linha defensiva, saindo com frequência para realizar marcações ou interceptações em zonas mais avançadas, já no meio de campo. O principal ponto de atenção em seu jogo está nos duelos individuais no um contra um, onde acabou enfrentando os pontos baixos de sua carreira.

Com a bola nos pés, Gabriel Paulista contribui na construção desde a defesa, apresentando bom passe entrelinhas e qualidade nos lançamentos longos pelo alto, o que amplia as possibilidades de saída de jogo da equipe.

Nas duas últimas temporadas pelo Besiktas, da Turquia, o zagueiro teve participação relevante. Em 2024/25, disputou 28 das 51 partidas possíveis (55%), somando 2.245 minutos em campo, embora tenha desfalcado a equipe em 24 jogos por conta de lesões. Já na temporada 2025/26, apresentou maior regularidade, atuando em 17 dos 24 confrontos (70,8%), com 1.366 minutos, e ficando fora de apenas duas partidas por problemas físicos.

Os números reforçam que, apesar do histórico recente de lesões, Gabriel Paulista vinha sendo utilizado com frequência no futebol turco. Prova disso é que o defensor entrou em campo oito vezes entre novembro e dezembro de 2025, período em que acumulou mais de 600 minutos jogados.

Números

Gabriel Paulista apresentou números consistentes com a camisa do Beşiktaş ao longo de 2025, reforçando sua importância no sistema defensivo da equipe turca. O zagueiro entrou em campo em 29 partidas na temporada e contribuiu também ofensivamente, com duas assistências, participação relevante para um jogador da posição.

Com a bola nos pés, Gabriel Paulista demonstrou qualidade na saída de jogo, registrando 89% de acerto nos passes, índice elevado para um defensor. Defensivamente, o brasileiro manteve bom desempenho nos duelos, com 67% de eficiência geral e 71% de aproveitamento nas disputas aéreas, de acordo com números do aplicativo de estatísticas esportivas Sofascore.

Os números de ações defensivas também chamam atenção. Ao longo do ano, o zagueiro somou 149 cortes e 213 ações defensivas, sendo peça constante na proteção da área. Mesmo atuando de forma agressiva na marcação, sofreu apenas sete dribles em toda a temporada e não cometeu nenhum erro que resultasse em gol adversário.

O desempenho ao longo do ano rendeu a Gabriel Paulista uma nota média de 7,16 no Sofascore.

Trajetória

Após iniciar a carreira no Taboão da Serra, Gabriel Paulista foi contratado pelo Vitória quando tinha 18 anos. Em 2010, foi promovido ao elenco principal, onde permaneceu até 2013. Neste período, disputou 141 jogos e marcou sete gols. Por lá, conquistou o Campeonato Baiano duas vezes (2010 e 2013) e a Copa do Nordeste uma vez (2010).

Ainda em 2013, foi contratado pelo Villarreal, da Espanha, por aproximadamente 3,3 milhões de euros. No clube espanhol, disputou 50 jogos até ser negociado para o Arsenal, da Inglaterra, já em 2014, por 15 milhões de euros. No clube inglês, permaneceu até 2017, disputando 64 jogos, com um gol marcado e uma assistência, além de dois títulos da Copa da Inglaterra (2014/15 e 2016/17) e um da Supercopa Inglesa (2015).

Em 2017, foi transferido por 11 milhões de euros ao clube que mais defendeu em sua carreira: o Valencia, da Espanha. Por lá, acumulou 220 partidas, oito gols marcados e quatro assistências, conquistando o título da Copa do Rei de 2018/19.

Após o fim de seu contrato, em 2023, acertou com o também espanhol Atlético de Madrid, onde disputou apenas cinco jogos. A passagem durou pouco e o zagueiro se transferiu para o Besiktas, da Turquia, após encerrar o vínculo com os espanhóis.

No clube turco, o defensor disputou 45 jogos, marcou um gol e deu três assistências, conquistando a Supertaça Turca em 2024. Neste início de ano, rescindiu com a equipe em busca de retornar ao futebol brasileiro.

Veja Mais:

Imagen del artículo:Conheça as características e os números de Gabriel Paulista, possível reforço para a defesa do Corinthians

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Ver detalles de la publicación