Conheça o histórico de Jair Ventura, novo treinador do Vitória | OneFootball

Conheça o histórico de Jair Ventura, novo treinador do Vitória | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Arena Rubro-Negra

Arena Rubro-Negra

·23 de septiembre de 2025

Conheça o histórico de Jair Ventura, novo treinador do Vitória

Imagen del artículo:Conheça o histórico de Jair Ventura, novo treinador do Vitória

O Vitória fechou a contratação de Jair Ventura, que estava no Avaí, para substituir Rodrigo Chagas no comando técnico do rubro-negro baiano nas 14 rodadas finais da Série A do Brasileirão 2025.

O treinador, apesar de jovem, tem experiências em diversos times do futebol brasileiro, principalmente em brigas contra o rebaixamento e campanhas de recuperação.


OneFootball Videos


Confira, a seguir, um retrospecto da carreira de Jair Ventura.

Início da carreira

Jair Ventura começou sua trajetória como técnico no Botafogo, onde ganhou destaque em 2016. Naquele ano, dirigiu o time em 22 jogos, conquistando 12 vitórias e alcançando um aproveitamento de 54,55%. O desempenho chamou atenção e o consolidou no cenário nacional. Em 2017, continuou no clube carioca e acumulou 30 vitórias em 72 partidas, com aproveitamento de 41,67%.

Passagens por clubes da Série A e B

Depois do Botafogo, Jair Ventura trabalhou em grandes equipes do futebol brasileiro. Em 2018, dirigiu o Santos em 38 partidas, conquistando 14 vitórias, e também teve uma passagem rápida pelo Corinthians, com 21 jogos e 4 vitórias.

Nos anos seguintes, acumulou experiências em clubes que lutavam contra o rebaixamento. No Sport, em 2020, disputou 31 partidas e venceu 11. Em 2021, voltou ao clube pernambucano, mas com números mais modestos: 9 jogos e apenas 2 vitórias.

Ainda em 2021, comandou a Chapecoense em 15 jogos, conquistando apenas 1 vitória, e o Juventude, com desempenho um pouco melhor: 5 vitórias em 12 partidas.

Em 2022, treinou novamente o Juventude, mas em apenas 6 partidas conseguiu 1 vitória. Também passou pelo Goiás, onde disputou 40 jogos e obteve 12 vitórias.

Últimos trabalhos

Em 2023, Jair assumiu o Atlético Goianiense e apresentou bons números: 19 partidas, 11 vitórias e aproveitamento de 57,89%. No ano seguinte, em 2024, voltou ao clube goiano e manteve o bom desempenho, conquistando 20 vitórias em 32 jogos.

Em 2025, iniciou a temporada no Goiás, onde comandou a equipe em 21 jogos, com 8 vitórias. Depois assumiu o Avaí, registrando 9 vitórias em 27 partidas. Por lá, ficou marcado por reclamar publicamente da diretoria cobrando salários atrasados.

Expectativa no Vitória

Chegando como quarto treinador da equipe na temporada, Jair Ventura tem a missão complicadíssima de evitar o rebaixamento do Vitória. O time ainda tem 14 partidas a disputar no Brasileirão, mas está com a moral ferida e a torcida na bronca pela sequência de maus resultados e decisões equivocadas da diretoria.

Ver detalles de la publicación