Gazeta Esportiva.com
·16 de diciembre de 2025
Contagiado por Memphis, Raniele revela esforço para jogar final pelo Corinthians

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·16 de diciembre de 2025

Raniele disse nesta terça-feira, em entrevista coletiva no CT do Corinthians, que está fazendo um esforço enorme para jogar a final da Copa do Brasil contra o Vasco. O volante acabou de se recuperar de um edema no tornozelo esquerdo e foi reserva na semifinal diante do Cruzeiro, mas quer estar em campo na decisão.
O camisa 14 revelou tristeza por ter ficado de fora do primeiro jogo da semifinal, em Belo Horizonte. Ele disse que a dor estava “insuportável”. Questionado se já aguenta os 90 minutos, o jogador despistou.
“A gente só vai descobrir [se suporta a titularidade] tentando. Tenho feito um esforço enorme. No primeiro jogo da semifinal a dor estava insuportável, fiquei chateado por não entrar em campo. Tenho tratado intensivamente para ajudar a equipe. Só vamos descobrir quando entrar em campo“, afirmou Raniele.
Recuperado, o volante entrou no segundo tempo da segunda partida da semifinal e ajudou o Corinthians a buscar a classificação à final. Ele acredita que a escolha de Dorival de preservá-lo para a etapa final foi correta.
“A dor de ficar fora do primeiro jogo foi muito maior do que a dor no tornozelo. Na mesma noite da vitória no Mineirão, já fiz fisioterapia porque queria jogar o segundo jogo. Não ficaria fora nem com o pé quebrado. Tinha vontade de estar em campo, mas tinha que respeitar os meus companheiros”, comentou.
“Foi a escolha certa do professor. Deu certo e fico feliz de ter ajudado. Independente se vou jogar amanhã ou não, sempre estou pronto para servir o Corinthians”, acrescentou.

(Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
O esforço para estar em campo também é fruto de uma inspiração em Memphis Depay. Raniele disse que o atacante do Corinthians, apontado como um dos líderes do grupo, contagia os demais jogadores por “se matar” em prol do time.
“Memphis é um cara que tem se esforçado muito. Quando ele chegou, comentei com alguns amigos: ‘Ou vai dar muito certo ou muito errado’. E graças a Deus tem dado muito certo. Ele é um cara que tem buscado melhorar o português, a comunicação com a gente. Quando tem dúvida sobre alguma coisa, como se fala, ele pergunta. Tem buscado isso”, declarou.
“As lideranças em campo se dão pelas referências que a gente tem. Ele é uma referência técnica. Quando chega dentro de campo e ele mostra que corre, se entrega, isso anima. Já ganhou tudo, é o maior artilheiro da seleção holandesa, não precisa provar mais nada e está se matando pela gente. A gente vai se contagiando“, completou.
O Corinthians chega para a final da Copa do Brasil sem lesionados. Portanto, todo o elenco está à disposição de Dorival Júnior. Raniele vê como uma “dúvida boa” para o treinador.
“Para nós é muito bom. A gente tem um elenco competente, fica uma dúvida boa para o Dorival. É algo que ele deve agradecer. A titularidade em uma final se constrói durante o ano. O elenco provou que tem capacidade, tem ótimas opções. Para nós é importante, nessas últimas partidas todos viajaram, todos concentrados. Acho que é legal para a equipe. O Dorival vai tomar as melhores decisões”, finalizou.
O primeiro jogo da final da Copa do Brasil entre Corinthians e Vasco será nesta quarta-feira. A bola rola a partir das 21h30 (de Brasília) no gramado da Neo Química Arena.
Já a partida de volta está agendada para domingo, dia 21 de dezembro. O confronto decisivo está agendado para as 18h30, no Maracanã.









































