Corinthians precisa do título da Copa do Brasil para ir à Libertadores | OneFootball

Corinthians precisa do título da Copa do Brasil para ir à Libertadores | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·4 de diciembre de 2025

Corinthians precisa do título da Copa do Brasil para ir à Libertadores

Imagen del artículo:Corinthians precisa do título da Copa do Brasil para ir à Libertadores

A presença do Corinthians na Libertadores de 2026 está sob risco. A derrota para o Fortaleza, nesta quarta-feira, tirou do Timão a chance de conquistar uma vaga via Campeonato Brasileiro e a equipe agora precisa do título da Copa do Brasil para se classificar ao torneio continental.

O Corinthians já não conseguia mais alcançar o G7, mas ainda teria possibilidade de ir à Libertadores por meio do Brasileirão se terminasse o torneio de pontos corridos na oitava posição.


OneFootball Videos


Neste cenário, em caso de insucesso na Copa do Brasil, o time de Dorival Júnior teria de torcer para que o Cruzeiro ou o Fluminense conquistasse o troféu. Assim, o oitavo colocado da Série A também ganharia a vaga para a fase preliminar da Libertadores.

Porém, com o revés no Ceará, o Corinthians ficou na décima posição da tabela, com 46 pontos. A distância para o oitavo colocado São Paulo, a uma rodada do fim da competição, é de cinco pontos.

Pressão extra?

Em Fortaleza, o técnico Dorival Júnior foi questionado se a situação joga uma pressão extra em cima da equipe pelo título da Copa do Brasil. Ele, porém, acredita que não.

O comandante fez um balanço da campanha do Corinthians no Brasileirão e recordou as inúmeras dificuldades enfrentadas pelo time ao longo da temporada.

“Tem vários aspectos a serem analisados. Não é uma lamentação, é uma constatação. Quando cheguei, apontei a necessidade de situações que precisaríamos intervir. Pedi alguns nomes antes da minha contratação, percebia as necessidades que teríamos. Tivemos uma quantidade absurda de lesões, ficamos boa parte da temporada sem Garro, Yuri e Memphis, além do Carrillo. Com tudo isso que aconteceu, creio que o Corinthians fez um campeonato em que poucas vezes um adversário foi superior. Penso que com um detalhe a mais poderíamos ter feito uma campanha diferente”, avaliou.

“Chegamos a esse momento valorizando o crescimento dos jogadores das categorias de base. Há meses atrás, ninguém falava sobre esses atletas. O Corinthians mudou isso. Esse trabalho demanda tempo, a paciência é necessária. Se você respeitar etapas, irá encontrar resultados na frente. Precisamos corrigir as últimas janelas que praticamente não tivemos para termos um elenco ainda mais forte. Representamos um clube de ponta, que está sedento por títulos novamente, e precisamos dar isso ao torcedor. Acho que isso demanda tempo, paciência e repetição para que esses garotos possam ganhar confiança”, continuou.

“Ano passado o Corinthians passou aperto, esse anos nós não nos aproximamos da zona de rebaixamento em momento nenhum, é um fator importante. Queríamos uma posição melhor, mas precisamos entender as limitações que tivemos e os problemas que encontramos ao longo da temporada”, finalizou.

Imagen del artículo:Corinthians precisa do título da Copa do Brasil para ir à Libertadores

(Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Semifinal à vista

O Corinthians ainda disputa a última rodada do Campeonato Brasileiro antes de duelar com o Cruzeiro pela vaga na grande final da Copa do Brasil. O confronto está agendado para os dias 10 e 14 de dezembro. O Timão irá abrir o embate em Belo Horizonte e decide em casa, na Neo Química Arena.

Próximo jogo do Corinthians

  1. Corinthians x Juventude (38ª rodada do Brasileirão)
  2. Data e horário: 07/12 (domingo), às 16h (de Brasília)
  3. Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Ver detalles de la publicación