Gazeta Esportiva.com
·18 de enero de 2025
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·18 de enero de 2025
O Corinthians retorna a campo neste domingo, em duelo contra o Velo Clube, pela segunda rodada do Campeonato Paulista. Os times voltam a medir forças depois de 46 anos sem se encontrar.
O último embate entre Corinthians e Velo Clube ocorreu em 20 de setembro de 1979. A partida, válida pelo Estadual daquele ano, foi realizada no Estádio Benito Agnelo Castellano, em Rio Claro, e terminou empatada sem gols.
À época, o Timão contava com nomes que viriam a se tornar ídolos do clube, como Zé Maria, Wladimir, Basílio e Sócrates. A equipe era comandada por José Teixeira.
O Corinthians, aliás, defende uma invencibilidade histórica diante do Galo Vermelho. Foram, ao todo, apenas três confrontos entre os clubes. E, além do empate já citado, os outros dois jogos foram vencidos pelo time da capital paulista.
No primeiro duelo entre as equipes, em 1975, também no Benito Agnelo Castellano, os alvinegros triunfaram por 2 a 0. Os gols foram marcados por Cláudio Marques e Arílson. Já no segundo, no Pacaembu, o time corintiano fez 3 a 0, com tentos de Geraldão (duas vezes) e Píter.
De 1979 para cá, o Velo Clube nunca mais disputou a Primeira Divisão do Campeonato Paulista e não encontrou o Corinthians em outros torneios, como a Copa do Brasil ou Brasileiro. O clube do interior paulista retornou à elite estadual justamente no ano passado, quando conquistou o título da Série A2 de forma inédita.
Depois de 46 anos, Corinthians e Velo se enfrentarão novamente. O embate está marcado para as 18h30 (de Brasília) deste domingo, na Neo Química Arena, e marcará a estreia do Timão em casa nesta temporada.
Na primeira rodada, a equipe de Ramón Díaz derrotou o Red Bull Bragantino de virada, por 2 a 1, no estádio Nabi Abi Chedid, e largou com o pé direito no Paulistão. A tendência é que o time alvinegro entre em campo novamente com uma escalação alternativa.