oGol.com.br
·6 de septiembre de 2025
Coritiba quebra boa sequência da Ferroviária e vira líder da Série B com goleada

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·6 de septiembre de 2025
A sequência invicta da Ferroviária durou sete rodadas e sucumbiu diante de um grande segundo tempo do Coritiba no Couto Pereira. Na noite desta sexta-feira, 5, pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Coxa se impôs e venceu por 3 a 0.
Com a vitória, o Coritiba vira o novo líder da Série B, com 46 pontos conquistados. A liderança pode ser perdida no domingo, quando o Goiás, que soma 44 pontos, joga pela rodada. Já a Ferroviária, com 31 pontos, está na 14ª colocação.
A Ferroviária surpreendeu nos primeiros minutos ao ter a posse de bola e trocar passes no campo de ataque. Mas o Coritiba que teve a primeira chance clara, aos 8, quando Clayson inverteu na direita para Josué, o meia cruzou para o meio da área e o zagueiro Edson Lucas por pouco não desviou contra o próprio gol.
O gol do Coritiba por pouco não saiu aos 12, quando Vini Paulista pegou uma sobra dentro da área, soltou a pancada e acertou a trave antes do goleiro Dênis Júnior salvar com grande defesa. A Ferroviária respondeu em jogada rápida, quando Carlão fez o pivô na área para Kevin, que arriscou de fora da área e errou o alvo por pouco.
O Coritiba assumiu o controle total da partida e esteve no ataque na busca pelo primeiro gol. Aos 25, Clayson cruzou para área, Kevin desviou no meio do caminho e a bola saiu muito perto da meta. A presença ofensiva só aumentou nos minutos seguintes e o destaque Lucas Ronier também assustou em cabeçada que errou o alvo por pouco. O ritmo do jogo caiu na reta final do primeiro tempo e o intervalo foi de placar zerado.
A volta para o segundo tempo foi já com bola na rede para o Coritiba. Aos 2, Carlos De Pena cobrou falta de muito longe com cruzamento para área, Maicon subiu, mas o desvio para o fundo da rede foi de João Ramos. Gol contra e o Coxa abriu o placar.
A Ferroviária até ensaiou pressionar, mas o Coritiba seguiu dominante na partida. Até que aos 12, veio um novo golpe para dar tranquilidade. No lance, Carlos De Pena fez o lançamento do campo de defesa, a zaga do time paulista dormiu e Rodrigo Rodrigue ficou com a bola na área para tocar na saída do goleiro e ampliar.
A dinâmica da partida mudou, com a Ferroviária tentando ficar mais tempo com a bola e o Coritiba explorando contra-ataques. O terceiro gol quase saiu aos 23, quando Iury Castilho achou Gustavo Coutinho livre e o atacante finalizou na trave.
Mas não demorou para o Coritiba matar o jogo. Aos 28, novo lançamento longo de Carlos De Pena, dessa vez Gustavo Coutinho que recebeu na área, cortou João Ramos e rolou para Iury Castilho só completar na pequena área para o fundo da rede.
O jogo estava resolvido e todos os envolvidos tinham noção disso. O Coritiba alternou entre acelerar nos contra-ataques com até mesmo ter a posse de bola e pressionar pelo quarto gol. Então aos 43, a jogada se inverteu. Iury Castilho recebeu em velocidade pela esquerda, cruzou rasteiro e Gustavo Coutinho completou como típico centroavante. 4 a 0 e apito final sem acréscimos.