Revista Colorada
·31 de mayo de 2026
Dados comprovam: meta do presidente sobre a base do Inter fica longe de ser batida

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·31 de mayo de 2026

Quando venceu pela primeira vez a eleição presidencial do Internacional, em dezembro de 2020, Alessandro Barcellos definiu como uma das prioridades de sua gestão ampliar a participação de jogadores formados no clube dentro do elenco profissional.
A ideia era fortalecer a identidade colorada e, ao mesmo tempo, reduzir custos com contratações. Porém, cinco anos e meio depois, a realidade ainda está distante da meta traçada no início da administração.
Em documento enviado ao portal Correio do Povo durante a campanha eleitoral, Barcellos apresentou objetivos ambiciosos para as categorias de base.
“Nossas metas são claras para a base: representar 40% da equipe profissional e no mínimo quatro jogadores na equipe titular. A equipe de gestão será voltada a realizar esse projeto. Vencer com a identidade e a marca das categorias de base”, afirmou o presidente na ocasião.

Créditos: Ricardo Duarte/Internacional
O cenário atual do elenco, no entanto, contrasta com o planejamento apresentado no começo da gestão. Na derrota para o Vitória, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, apenas um jogador revelado pelo clube iniciou a partida como titular: o goleiro Anthoni, que assumiu a posição após a lesão de Rochet.
Os números do grupo principal evidenciam ainda mais essa diferença. Dos 27 atletas relacionados no elenco profissional disponível no site oficial do Internacional, somente quatro passaram pelas categorias de base do clube.
Além de Anthoni, aparecem o zagueiro Victor Gabriel e os goleiros Diego Esser e Kauan Jesus. O percentual representa apenas 14,8% do grupo, bem abaixo dos 40% projetados por Barcellos durante sua campanha presidencial.
Apesar disso, o Internacional tenta acelerar a integração de jovens ao elenco principal, movimento impulsionado tanto por convicção quanto pela necessidade financeira.
O volante Allex, embora ainda faça parte oficialmente do elenco sub-20, vem recebendo oportunidades frequentes e pode começar entre os titulares diante do Bragantino, no domingo (31), antes da pausa para a Copa do Mundo.
Outras promessas também começam a ganhar espaço no clube. O volante Benjamin, tratado internamente como uma das principais joias recentes da base colorada, alterna atuações entre o sub-20 e o grupo principal.
Situação semelhante vive Bezzera, destaque da vitória sobre o Paysandu, na última quarta-feira (27), pela Série B do Brasileirão Sub-20. Autor de um dos gols da partida, o atacante já havia sido relacionado anteriormente e ficou no banco de reservas no duelo contra o Vitória.
En vivo







































