MaisQueUmJogo - MQJ
·25 de marzo de 2025
Danilo diz que sofreu ‘lavagem cerebral’ de Guardiola e critica redes sociais

In partnership with
Yahoo sportsMaisQueUmJogo - MQJ
·25 de marzo de 2025
Atualmente zagueiro do Flamengo, Danilo recordou o período em que defendeu o Manchester City, comandado pelo técnico Pep Guardiola. O brasileiro revelou que sofreu uma “lavagem cerebral” do treinador espanhol.
Guardiola e Danilo no City: boa relação durante a passagem do brasileiro – Mike Hewitt/Getty Images/onefootball)
“Pep Guardiola educa seus jogadores. Isso é o mais importante no trabalho dele. Ele faz com que todos os jogadores pensem sobre o futebol da mesma forma. Tempo, espaço, movimento, posse de bola, cuidar da bola”, disse o jogador, em entrevista ao jornal “The Guardian”, da Inglaterra.
Guardiola comandou Danilo entre 2017 e 2019. Nesta época, conquistaram uma Copa da Inglaterra e duas edições da Premier League.
“Ele faz você entender os espaços no campo como nenhum outro treinador e vive o jogo emocionalmente como nenhum outro treinador. Sofri uma lavagem cerebral de Guardiola, mas de uma maneira boa. Foi como se eu estivesse na universidade. O que vivi com ele me permitiu elevar meu nível e manter esse nível até hoje. Percebi que jogava futebol de uma maneira completamente errada. Se eu o tivesse encontrado antes, ele teria facilitado muito a minha vida”.
Na entrevista, Danilo também falou sobre questões extracampo. Em um momento, citou a questão mental dos jogadores, ressaltando que ele vivem em constante pressão. Dessa forma, muitas vezes, a vitória é um alívio para eles.
“Temos que lembrar que o futebol é cíclico. Essa queda de desempenho é natural (com a idade). Você também tem que olhar para o aspecto mental. Quando falo sobre idade, não é nem mesmo o físico. É a experiência de estar sob tanta pressão por tantos anos, a pressão de vencer e vencer o tempo todo. Quando você perde, a sensação é que tudo deu errado e você se sente incapaz. Por isso, quando você vence, só sente alívio”, relatou.
Danilo (à direita) e Bernardo Silva pelo Manchester City em 2019 – Dan Mullan/Getty Images/onefootball
Por fim, Danilo abordou a questão das redes sociais no mundo de hoje. O experiente atleta do Flamengo indicou que o ambiente da internet é tóxico.
“Por mais que a gente diga que não se importa com essas coisas, somos seres humanos, afinal. Queremos ser aceitos pelas pessoas, receber feedbacks positivos. Ninguém quer feedback negativo. E as redes sociais são um ambiente tóxico em todos os níveis. O Real Madrid foi o auge desse problema porque é o maior clube do mundo. Eu sofri muito a ponto de procurar ajuda psicológica. Houve momentos em que parecia que eu não conseguia mais lembrar como jogar futebol. A crítica estava realmente me machucando. Eu era um completo refém da crítica, das redes sociais, de tudo”.
Revelado pelo América-MG, Danilo logo destacou-se e chamou a atenção do Santos. Após passagem pelo Peixe, jogou em grandes clubes da Europa, como Porto, Real Madrid, Manchester City e Juventus. Em janeiro deste ano, deixou o Velho Continente e acertou com o Flamengo para substituir Fabrício Bruno, vendido ao Cruzeiro.
No Rubro-Negro, o zagueiro disputou cinco partidas, com uma assistência e dois títulos conquistados: Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca.